MENU
Produção industrial cresce 9,6% no Pará, segundo pesquisa
27/07/2016 15:44 em Notícias

O setor industrial do Estado do Pará registrou crescimento de 9,6% em maio deste ano, ficando em primeiro lugar no ranking de melhor desempenho da produção industrial brasileira. Em seguida, aparecem os Estados de Mato Grosso (7,4%) e Bahia (1,2%). Os dados integram o levantamento do Informe Técnico da Indústria Paraense elaborado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com base nos dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na análise do mês de maio, considerando os últimos seis anos, de 2011 a 2016, o comportamento industrial paraense mostrou-se positivo em cinco períodos, sendo a indústria extrativa o principal subsetor que contribuiu para o bom resultado no mês de maio deste ano quando registrou elevação de 11%.

O bom desempenho desse subsetor da indústria se deve ao aumento das quantidades exportadas de minérios. No comparativo com o mês de maio de 2016, a expansão foi de 29,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado está ligado à elevação dos preços da commodity, fator que contribui tanto para a expansão da oferta, como para o aumento das receitas do setor industrial paraense.

Apesar do índice favorável, a indústria de transformação apresentou declínio de 4,8%, proveniente do baixo nível produtivo de alguns segmentos como, fabricação de produtos de madeira (-31,5%), fabricação de produtos de minerais não metálicos (-9,7%) e bebidas (-5,1%).

Em relação ao mercado de trabalho, a indústria extrativa do Pará obteve comportamento contrário ao da produção industrial, e apontou fechamento de 15 postos de trabalho, assim como a Indústria de Transformação que demitiu mais do que contratou e fechou com saldo negativo de 16 vagas. No entanto, a indústria de produtos alimentícios e bebidas conseguiu gerar mais 191 postos de trabalho com carteira assinada.

Segundo a avalição da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), analisada em maio de 2015 a maio de 2016, o Estado do Pará alcançou o saldo de R$ 216,1 milhões, contra R$ 195,1 milhões, obtendo variação superior ao do ano anterior em 10,74%.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!