MENU
Projeto S11D já iniciou contratação de 1.000 empregados para a operação
11/08/2016 10:15 em Notícias

O megaprojeto de minério de ferro S11D, da Vale, vai contratar neste ano 1.000 pessoas para a operação, disse Terça Feira (9) Bruno Cipriani, gerente-executivo de Operação do S11D, durante apresentação no 1º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, que aconteceu em Belo Horizonte (MG). O Portal Canaã entrou em contato com a mineradora Vale, que informou que destes 1.000 empregados já foram contratados 900, com isso a  previsão de contratação até o final deste ano deverá ser de apenas mais 100 técnicos especializados com experiência na manutenção de equipamentos de mina e usina.

Ainda durante o 1º Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais, o gerente disse, “O momento não poderia ser melhor para contratar”, em referência à grande disponibilidade, no mercado de trabalho, de técnicos e engenheiros bem preparados.

Ao todo o projeto terá, a partir de 2018, quase 2.000 empregados, cerca de um terço do total da força de trabalho no Complexo de Carajás, localizado em Parauapebas, para produzir cerca de 40% de todo o minério no local.

A mina de S11D será a primeira da Vale a adotar um sistema de turno fixo de 11 horas, com mais uma hora de almoço, que já funciona no Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luís. O tipo de turno, segundo o gerente, foi negociado com os sindicatos locais e apresenta vantagens para a companhia e para os empregados, que trabalham dois dias e folgam dois.

Na apresentação, Cipriani mostrou os principais sistemas e plantas e destacou o número de técnicos e operadores em cada um para mostrar como a operação será enxuta.

Cipriani apresentou também diversas outras inovações tecnológicas que serão introduzidas entre elas o processo de modularização, que fez parte da estratégia da Vale para lidar com a demora na obtenção das licenças ambientais. Os módulos das plantas de beneficiamento começaram a ser montadas dois anos antes de serem instaladas, a cerca de 40 quilômetros do local de instalação.

Outra delas, que mostra o cuidado com a manutenção, foi não ter nenhum equipamento instalado no primeiro andar dos prédios do site, o que permite que a limpeza e recuperação de material seja feita com pás carregadeiras. Ele falou também dos Sistemas de Manuseio de Estéril (SME) desenvolvido com exclusividade pela ThyssenKrupp para a mineradora brasileira. O empreendimento, em Canaã dos Carajás, começa o ramp-up no último trimestre deste ano.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!