MENU
10 anos da Lei Maria da Penha: Disque Denúncia divulga balanço dos crimes de violência contra a mulher
12/08/2016 08:33 em Notícias

Neste mês, a Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha completa 10 anos. A lei é considerada pela ONU como a terceira melhor do mundo para combater a violência contra a mulher.

O Brasil é um dos cinco países do planeta onde mais cresce esse tipo de violência. Em média, são mais de 13 mulheres assassinadas por dia e os índices da violência têm aumentado nas regiões norte e nordeste do país, conforme aponta o Mapa da violência Contra a Mulher.

Dados DD Sudeste do Pará

O Disque Denúncia Sudeste do Pará atende todos os municípios da região sudeste do estado, que totalizam 39 municípios, e possui duas centrais capacitadas para absorver todo contingente de denúncias e atendimentos provenientes da região. As Centrais de Atendimento estão localizadas nos municípios de Marabá e Parauapebas e contam com o aplicativo Whatsapp para recebimento de web denúncias, assim como divulgam balanço referente aos crimes relacionados à violência doméstica.

Desde 2011, ano da implantação da central, o crime de violência contra a mulher está em 4 º lugar no ranking dos crimes mais denunciados, ficando atrás apenas do tráfico de drogas (1°), poluição sonora (2°) e roubo e furto de transeuntes (3°), obtendo um aumento de 233% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

A central, através do DD Mulher, traçou o perfil dos agressores e constatou que 72,50% da violência acontecem nas residências; 87,50% das agressões são cometidas por cônjuge, namorado ou ex – companheiro; 40% das vítimas têm filhos; dos tipos de violência: 75% são física, 32,50% verbal, 30% ameaças de morte, 17,50% cárcere privado, e 2,50% sofrem violência sexual, além das agressões por socos, empurrões, estrangulamento, arma branca, arma de fogo, chutes e pauladas.

O nível de violência chega a ser tão absurdo, que os agressores não se importam em agir na presença dos filhos ou pessoas próximas.

Como Denunciar

A Coordenadora da Central em Marabá, Hellen Araujo, pede a ajuda da população que continue denunciando, através do Disque Denúncia Sudeste do Pará: (94) 3312-3350, (94) 3346-2250 (Parauapebas – PA), ou pelo aplicativo Whatsapp (94) 98198-3350.

“A violência doméstica é, sobretudo, um problema intrafamiliar, como um agravante de saúde pública, uma vez que se gasta dinheiro público em tratamento dessas vítimas da violência. É um crime que atinge os aspectos físicos, emocionais e sexuais da mulher, tornando feridas difíceis de serem cicatrizadas. Ajude-nos a ajudar você, denuncie”, finalizou Hellen.

Com informações do Disque Denúncia Sudeste do Pará I Foto: Internet

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!