MENU
Paróquias de Parauapebas se preparam para realizar Círio de Nazaré
10/10/2019 06:17 em Notícias

 

O 15º Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontecerá em Parauapebas no dia 26 deste mês, outubro, marcando uma programação tradicional da Igreja Católica neste município. o ato contará em seu encerramento com Santa Missa celebrada pelo Bispo diocesano Dom Vital Corbellini; porém, o ponto alto da festa iniciará com a oração do Santo Terço, às 17h00, na Paróquia São Francisco, seguido de procissão saindo da porta da igreja na Rua JK, Bairro Rio Verde; seguindo pelas Ruas Sol Poente e Santa Maria, Bairro da Paz; Rua Perimetral Sul, Rio Grande e Avenida F, Bairro Beira Rio; e chegando na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, pela Rua Yecunã, no Bairro Parque dos Carajás.

 

 

O Círio de Parauapebas traz como tema “A Rainha da Amazônia Alegria e Amor na Diocese de Marabá”, e é organizado pelas paróquias Cristo Rei, São Sebastião e São Francisco. O primeiro ato da programação foi a apresentação do cartaz do Círio, no dia 27 de agosto; sendo seguido pela 3ª Corrida do Círio, neste domingo, dia 13.

 

Porém a programação religiosa foi retomada no dia 7 com a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré que, até o dia 18, passará por diversas instituições públicas e privadas; também do dia 14 até o dia 25 a programação religiosa acontece com peregrinações nos diversos setores, onde a imagem da Virgem de Nazaré visitará todas as comunidades com procissão e em seguida celebração de Santa Missa.

 

No dia 19, especificamente por ser o Dia do Missionário, acontece programação diferenciada nas comunidades das paróquias São Francisco, São Sebastião e Cristo Rei, respectivamente.

 

No dia 20, as 8h30, acontece uma grande carreata com saída das proximidades do viaduto, situado no cruzamento das rodovias PA-160 e PA-275, cujo trajeto será: Loteamento Paraíso, atravessando o Bairro da Paz pela Avenida Marabá, cruzando depois o Bairro Rio Verde pela Rua Rio de Janeiro, seguindo pelo Bairro União e Maranhão pela Rua 16, pegando em seguida a Estrada Faruk Salmen, Avenida Guatemala, Rodovia PA-160, Avenida F, e por fim, chegando ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde terá um grande churrasco.

 

O dia 25, às 18h00, véspera do Círio de Parauapebas, será momento da apresentação do Manto; ato que ocorrerá na Comunidade Bom Jesus de Nazaré, Bairro Da Paz, com missa única nesse horário. Após a missa, acontecerá a transladação da imagem, em procissão, até a Comunidade São Francisco, no Bairro Rio Verde. “Aí chega o momento mais esperado, quando os fiéis poderão caminhar pelas ruas da cidade, como pela vida, a segurar firme na corda que, para nós devotos de Nossa Senhora de Nazaré, representa sua mão a nos guiar com amor e com justiça”, conclui Padre Hudson, pároco da paróquia Cristo Rei, dando conta de que a cada conclusão de um Círio, a missão é trabalhar na preparação para que seja ainda mais bonito e organizado.

 

Francesco Costa | Portal Pebinha de Açúcar

Foto: Felipe Borges

 

 

COMENTÁRIOS