MENU
Tocantins: Estado promove oficinas em alusão ao “Dia Mundial de Alimentação”
15/10/2019 22:52 em Política

Neila Rodrigues/Governo do Tocantins

 

Para lembrar o “Dia Mundial de Alimentação”, comemorado no dia16 de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoverá Oficinas sobre Vigilância Alimentar e Nutricional e outras Ações da Politica de Alimentação e Nutriçãopara os profissionais de saúde dos municípios das regiões de saúde: Ilha do Bananal, Bico do Papagaio e Amor Perfeito, onde serão discutidos os programas: “Saúde na Escola” e “Crescer Saudável” e realizadas ações de promoção da alimentação e estilo de vida saudável.

 

O objetivo é sensibilizar, informar, incentivar e mobilizar os trabalhadores da saúde na promoção da alimentação saudável junto aos usuários das unidades básicas de saúde, visando a diminuição de vários agravos relacionados à má alimentação como obesidade, hipertensão, diabetes e, até câncer, aproveitando também as temáticas das campanhas “outubro rosa” e “novembro azul”.

 

As oficinas terão carga horária de 16 horas e acontecerão nos dias 22 e 23/10, em Gurupi, para municípios da Ilha do Bananal; 29 e 30/10, em Augustinópolis, para municípios da região do Bico do Papagaio; e 26 e 27/11, em Porto Nacional, para municípios da região Amor Perfeito.

 

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, no Tocantins em 2018, o excesso de peso foi de 15,5% em crianças menores de cinco anos e de 54,75% em adultos. Para o enfrentamento desse cenário, o setor saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável, compromisso expresso na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e na Política Nacional de Promoção da Saúde.

A promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) deve fundamentar-se nas dimensões de incentivo, apoio e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis, na criação de ambientes saudáveis, no desenvolvimento de habilidades pessoais e na reorientação dos serviços de saúde na perspectiva da promoção da saúde.

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Atenção Primária, pelo do telefone (63) 3218-2732 ou e-mails: dap.nutricao@gmail.com e nutricao@saude.to.gov.br

COMENTÁRIOS