MENU
Pará apresenta propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia
11/12/2019 01:01 em Notícias

Governadores da região puderam expor peculiaridades de seus estados para investidores internacionais e nacionais

 Divulgação / Agência Pará

 

Nesta terça-feira (10), dando continuidade à agenda em Madri, na Espanha, na 25ª Conferência do Clima (COP), da ONU, governadores da Amazônia Legal discutiram propostas para o desenvolvimento sustentável da região no painel Consórcio Interestadual de Sustentabilidade e Desenvolvimento da Amazônia.

O evento começou no último dia 2 de dezembro e segue até a próxima sexta-feira (13).

Os governadores puderam expor as peculiaridades de seus estados para os investidores internacionais e nacionais presentes, com o objetivo de firmar novas parcerias.

Em sua fala, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou as atividades econômicas que estão diretamente ligadas à sustentabilidade, como o agronegócio.

“O Pará possui o maior PIB da região e tem como atividade principal o agronegócio, leia-se a pecuária, onde temos o quarto maior rebanho bovino do Brasil, o maior rebanho bubalino do país. Mas isto está aquém de onde podemos chegar sem desmatar”, afirmou.

Helder Barbalho falou ainda da extensão territorial do Pará e a preocupação de desenvolver sem devastar a floresta e os povos tradicionais.

“De 23 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia legal, 8,5 milhões vivem no Pará, que tem a segunda maior população indígena e a maior população de povos tradicionais quilombolas. Falo isto porque o Pará tem o compromisso com os povos tradicionais, tem compromisso com direitos e preservação cultural e políticas de compatibilidade daqueles que, a partir de suas origens, colaboraram para o crescimento do nosso estado”, defendeu.

A participação do Pará na Conferência do Clima (COP 25) segue até esta quarta-feira (11).

COMENTÁRIOS