MENU
PF prende duas pessoas em garimpos ilegais com uso de explosivos
18/01/2020 09:59 em Notícias

Somente na Fazenda Santa Clara foram flagrados dez buracos chamados de 'caixas', onde eram desenvolvidas atividades altamente degradantes ao meio ambiente

 

 

Ascom Polícia Federal

A Polícia Federal lotada em Redenção, no sudeste do Pará, flagrou na zona rural de Ourilândia do Norte, região do Alto Xingu, no sul do Estado, diversos garimpos clandestinos, ou seja, que não possuíam licença ambiental nem de operação, e extraiam com uso de explosivos o minério de cobre, metal de alto valor econômico na indústria. Os agentes federais cumpriram, por exemplo, mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Redenção na Fazenda Santa Clara, onde foram flagrados dez buracos profundos, também chamados de caixas, o que provoca alto impacto negativo ao meio ambiente.

 

Na lista de apetrechos apreendidos estão sacos de cordéis para detonação, motores de água, compressores, ventoinhas, guindastes de elevação, geradores de energia e ainda aparelhos de telefone celulares.Na lista de apetrechos apreendidos estão sacos de cordéis para detonação, motores de água, compressores, ventoinhas, guindastes de elevação, geradores de energia e ainda aparelhos de telefone celulares.

 

Segundo a PF, foram apreendidos dois caminhões tipo caçamba, uma caminhonete Hilux, 129 bisnagas de explosivo, mais de 100 kg de Nitrato de Amonia, material químico usado para fazer explosivos.

 

Na lista de apetrechos típicos de atividade de mineração apreendidos figuram ainda sete sacos de cordéis para detonação, três motores de água, três compressores, ventoinhas (espécie de ventilador), guindastes de elevação, martelos de perfuração, geradores de energia, e ainda aparelhos de telefone celulares.

 

Duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal, em Redenção, onde foram autuadas pelos crime de extração ilegal de minérios, crime ambiental e uso de explosivos, conforme legislação específica. Caso os acusados enfrentem processos judiciais e sejam condenados podem pegar até 12 anos de prisão.O minério de cobre tem coloração laranja-avermelhada, e está presente na história da civilização desde o ano 8 mil antes de Cristo.

 

Em razão da cor do metal, a Polícia Federal batizou a citada operação de "Caixa Dourada''.

 

O cobre é um dos metais de maior importância para a indústria moderna porque suas propriedades de condução de calor e de energia superam as de qualquer outro metal explorado comercialmente. Ele é considerado maleável, reciclável, resistente à corrosão e a altas temperaturas, e tem ampla aplicação na geração e na transmissão de energia, em fiações e em praticamente todos equipamentos eletrônicos, como na televisão e no telefone celular.

COMENTÁRIOS