MENU
Brasileiros têm 271 estudos sobre o coronavírus em portal
25/01/2020 22:44 em Política

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto, mantido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem 271 estudos sobre o coronavírus. Destes, 61 estudos são do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, 49 da USP e 36 da Unesp. Os demais são de outras instituições.

 

O autor com o maior número de estudos é Paulo Eduardo Brandão, médico veterinário e pesquisador da USP, com 22 menções.

 

O coronavírus (CoV) é uma ampla família de vírus à qual pertencem as cepas que causaram, por exemplo, as epidemias da Sars e a Mers.

 

A pneumonia misteriosa atual é causada por uma nova cepa que os cientistas ainda não conheciam, identificado como 2019-nCoV. O surto da doença levou a OMS a caracterizar a China em situação de emergência local.

 

O portal, que se chama Oasisbr, é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

 

Trata-se de um mecanismo de busca, desenvolvido pelo governo federal, que permite acesso gratuito à produção científica de alunos de universidades e instituto de pesquisas brasileiros, além de fontes de informações de pesquisa científica de Portugal.

 

O objetivo do mecanismo é que a produção científica brasileira não tenha acesso restrito aos assinantes de revistas científicas.

  • Mariana Londres, de Brasília (R7.com)

 

COMENTÁRIOS