MENU
Ibama detecta "óleo residual" de navio com minério da Vale; tanques estariam intactos
29/02/2020 07:46 em Notícias

Para o órgão, o "óleo residual" saiu do porão da embarcação e o cálculo do volume será realizado nas próximas horas

 

Agência Brasil

 

Vista da Baía de São Marcos, no Maranhão, região na qual navio com minério de ferro da Vale está encalhado 

O Ibama detectou óleo em torno do navio MV Stellar Banner, que transporta cerca de 295 mil toneladas de minério de ferro da mineradora Vale e encalhou na última segunda-feira na costa do Maranhão após sofrer uma avaria, de acordo com nota do instituto publicada nesta sexta-feira.

 

Segundo o órgão ambiental federal, uma aeronave equipada com sensores para detecção de óleo sobrevoou na manhã desta sexta-feira a área em que a embarcação está encalhada e identificou "uma mancha fina de óleo com raio de aproximadamente 830 metros".

 

Para o Ibama, o "óleo residual" saiu do porão da embarcação e o cálculo do volume será realizado nas próximas horas.O instituto disse, citando equipe especializada contratada pela empresa responsável pelo navio, que os tanques com combustível estão "intactos".

 

"A casa de máquinas está seca e os motores de geração de energia estão em funcionamento", acrescentou o Ibama. Mais cedo, a operadora do navio, a sul-coreana Polaris Shipping, disse à Reuters por meio da assessoria de imprensa que os tanques de combustível estavam intactos, e que o óleo encontrado teria outras origens dentro do navio, sem especificar.

 

O Ibama disse ainda que estão programados pelo menos outros dois voos para a tarde desta sexta-feira com o objetivo de monitorar a mancha.

 

Na véspera, a mineradora Vale informou que obteve junto à Petrobras navios chamados de Oil Spill Recovery Vessel (OSRV, na sigla em inglês) para conter um eventual vazamento de óleo da embarcação, que teve problemas após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), na segunda-feira.

 

Além do apoio da Petrobras, a Vale disse que contratou especialistas em salvatagem para acelerar o plano de retirada do combustível da embarcação.

 

A empresa, que disse estar empenhando todos os esforços para mitigar possíveis impactos causados pelo incidente, informou também sobre a solicitação de boias oceânicas offshore, que podem servir preventivamente como barreiras de contenção caso haja vazamento de óleo.

 

De acordo com nota da Marinha, da véspera, as autoridades e empresas avaliavam também planos de desencalhe para a retirada da embarcação do local.

COMENTÁRIOS