MENU
Mais dois paraenses com covid-19 são confirmados no Pará: agora são sete os casos no Estado
25/03/2020 14:55 em Notícias

 

Mais dois casos de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), na manhã desta quarta-feira (25). É um casal que mora em Ananindeua. A paciente tem 35 anos e esteve em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. O segundo caso é o marido dela. Ambos estão em isolamento domiciliar e em com quadro de saúde estável, confirmou a Sespa.

Com a confirmação, agora são sete casos casos confirmados da doença no Pará, sendo quatro de Belém, os dois mais recentes de Ananindeua e um em Marabá. Por enquanto, nenhum desses contraiu a doneça no estado. Todos são casos importados de outros estados. Todos foram atendidos, isolados a tempo e estão seguindo todas as orientaççoes de segurança.

Até agora não há casos graves da covid-19 no Pará, o que não demandou nem um dos 24 leitos de UTI que estão bloqueados e destinados, exclusivamente, ao atendimento de pessoas em situação grave por conta do novo coronavírus.

As recomendações do Ministério da Saúde são: lavar bem as mãos e pulsos ou usar álcool gel para higienização; evitar contatos físicos desnecessários, cobrir boca e/ou nariz ao tossir e/ou espirrar; não compartilhar alimentos e/ou talheres; higienizar estações de estudo ou trabalho; ao retornar de viagens onde há casos confirmados, com ou sem contato com casos suspeitos, é importante acionar os órgãos municipais de saúde e se afastar de atividades de trabalho por, pelo menos, 14 dias. No entanto, a principal recomendação é ficar em casa e evitar a circulação do vírus.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. Os dados locais do Pará só costumam ser atualizados, pela Sespa, à noite. Mas informes especiais costumam ser publicados no site e no Twitter do órgão.

Durante 24 horas por dia, a Prefeitura de Belém mantém o telefone (91) 98417-3985 para informações gerais e casos de suspeitas de covid-19. Há outros canais, para situações menos urgentes, que funcionam de 8h às 22h: (91) 3184-6110, (91) 98568-3067 e (91) 98568-6203. Nas redes sociais da Prefeitura há também informações oficiais sobre a doença e formas de prevenção.

COMENTÁRIOS