MENU
Testagem para Covid-19 em Parauapebas começa com agendamento de 15 mil pessoas
31/05/2020 10:06 em Notícias

 

Prefeito esteve no drive-thru para acompanhar o início do atendimento, que coloca Parauapebas como único município do Brasil, até agora, a testar 50% da sua população.

 

Com muita organização, tranquilidade e rapidez no atendimento, a Prefeitura de Parauapebas iniciou neste sábado, 30, a testagem da população por meio de exame PCR. Neste primeiro dia de testagem em massa, 15 mil pessoas estavam cadastradas para agendamento e, destas, 480 já haviam comparecido ao prédio do futuro Centro de Gestão Ambiental (CGA) logo nas primeiras horas do dia.

 

Fiz o cadastro pela internet, na sexta-feira; foi rápido, não foi difícil. Fiz da minha família todinha também e vim fazer o exame agora de manhã. O atendimento foi super rápido e convido todos a vir fazer também o teste”, sugeriu Wanderson Henrique Silva, morador do bairro Novo Horizonte.

 

De fato, a coleta do material não leva nem cinco minutos e o resultado será informado em 24 horas, por e-mail, para quem se submeteu ao teste. Todo o local foi devidamente sinalizado pela prefeitura para facilitar o fluxo das pessoas e dos veículos, entre carros e motos.

 

A testagem rápida pelo método drive-thru é uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale. Já o serviço ambulatorial é realizado pela empresa Testes Moleculares, que emprega tecnologia de ponta para realização dos exames.

 

O mais importante disso para a comunidade local é termos uma detecção rápida e saber realmente quantas pessoas têm o vírus. O mais rápido que a gente consegue detectar essas pessoas, mais rápido a gente pode voltar a nossa normalidade”, destacou o presidente da Testes Moleculares, Gabriel Rodrigues.

 

Pela manhã, o prefeito Darci Lermen visitou o local e disse estar bastante entusiasmado com o serviço para a população. “Esse momento aqui chama-se de drive-thru, mas são os testes moleculares. É importante dizer que é tecnologia de ponta. Feito esse diagnóstico, a partir disso, nós entendemos que nós vamos conseguir combater com eficácia esse vírus que tanto está maltratando a vida da gente. O problema era a gente não saber quem são, de fato, as pessoas que estão com Covid-19. Agora, vamos saber quem é, onde mora, qual a faixa etária, que vida leva”, apontou o prefeito.

 

Conforme informações da Testes Moleculares, Parauapebas é o primeiro município do Brasil a fazer a testagem em massa, com o PCR, o que vai permitir fazer um diagnóstico exato do alcance do coronavírus e, a partir daí, traçar estratégias para vencer a doença. “Isso é de grande importância. Nós vamos ser a primeira cidade no Brasil a ter testado 50% da população”, ressaltou Darci Lermen.

 

Faça o teste

Para fazer o exame, não precisa estar com os sintomas de Covid-19 nem ter encaminhamento médico. Qualquer pessoa pode participar da testagem. Para isso, é importante se cadastrar no site www.testesmoleculares.com.br e fazer o agendamento para evitar aglomerações. O agendamento é individual, assim, cada membro da família precisa fazer o seu cadastro.

 

Além do site, o agendamento pode ser feito via QR Code e WhatsApp, no número (94) 98403-4383.

 

Quem não tem acesso à internet, pode ligar para o número (94) 98402-9946, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

O exame é feito no CGA, localizado na rua Juruna, s/n, no bairro Parque dos Carajás.

 

Texto: Sara Dias

Fotos: Irivelton Silva e Kelson Araújo

COMENTÁRIOS