MENU
Parauapebas inaugura duas novas escolas de educação infantil
05/07/2020 11:06 em Notícias

Pingo de Gente, no bairro da Paz, e Jakson de Souza e Silva, no Beira Rio, irão atender 750 crianças com até 5 anos de idade em espaço mais amplo e acolhedor.

Mesmo diante do momento difícil provocado pela pandemia do coronavírus, o governo municipal tem buscado dar continuidade aos serviços que buscam melhorar a vida da população, com todo cuidado e segurança. Por isso, as obras educacionais também não pararam. Duas delas, que estavam prontas, foram mobiliadas e entregues à comunidade na sexta-feira, 3. São as escolas de educação infantil Pingo de Gente, no bairro da Paz, e Jakson de Souza e Silva, no bairro Beira Rio.

Por medidas de segurança, as inaugurações foram feitas por meio de lives e transmitidas pelas TVs locais, com o mínimo de participantes possível. A primeira a ser inaugurada foi a Pingo de Gente, no final da manhã. A escola possui uma ampla infraestrutura composta por dez salas de aulas, sala de leitura, sala de vídeo, brinquedoteca, playground, cozinha, refeitório, pátio coberto, bloco administrativo e banheiros acessíveis e atenderá mais de 500 alunos com idades entre 3 e 5 anos.

Construída numa área com mais de 1,5 mil metros quadrados, a unidade educacional, que já existia desde 1997, é um sonho antigo da comunidade do bairro, pois sempre funcionou em espaços locados e adaptados. “Onde funcionávamos antes tínhamos grandes limitações, não era um espaço tão propício para o ensino e aprendizagem. Quero agradecer muito ao governo municipal por ter nos proporcionado esse momento transformador, um ambiente transformador, no qual nós podemos agora ter mais possibilidades com mais espaços educativos”, agradeceu Valdelucia Melo, diretora da escola.

Helena Nogueira, mãe da pequena Laura, de 5 anos, comemorou o fato de sua filha poder estudar em uma escola com uma boa infraestrutura. “Aqui as crianças terão mais conforto, vão poder se divertir mais, fazer as atividades com mais facilidade porque tem mais recurso e o conforto que antes não tinha. Fico feliz por saber que há uma preocupação com a educação infantil”.

Escola Jakson de Souza

A unidade educacional que homogenia um grande profissional da área do Direito, que construiu e contribuiu para a história de Parauapebas, foi inaugurada às 15 horas. Construída por meio de parceria entre os governos municipal e federal, por meio do programa Proinfância, possui uma infraestrutura ampla e confortável, contendo oito salas de aula, sala multiuso, fraldário, refeitório, brinquedoteca, parquinho, entre outros espaços.

A Jakson de Souza irá beneficiar mais de 240 crianças com idades entre 1 e 5 anos, durante dois turnos de funcionamento. “Nós, família e amigos, estamos imensamente gratos por essa homenagem, que é uma maneira de manter o nome e a memória do Jackson vivos porque quem o conheceu sabe que ele foi uma figura atuante desde a época de escola, quando participava de grêmio escolar, jogos”, emocionou-se durante a inauguração a viúva do homenageado, Simone Moreira dos Santos.

Obras de qualidade

“Foi um esforço conjunto, em que o governo municipal se empenhou ao máximo para entregar à comunidade duas novas escolas neste padrão de qualidade, em que as crianças sairão daqui com ensinamentos capazes de fazer com que elas se tornem homens e mulheres que mudarão a sociedade”, disse o secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito.

Em seus discursos durante as inaugurações, o prefeito Darci Lermen falou sobre a importância da educação infantil. “A educação é uma construção permanente realizada na escola e em casa. É na educação infantil onde tudo começa, o gosto pela leitura, pelo conhecimento. É por isso que pensamos em oferecer o melhor para nossas crianças”, destacou o chefe do Executivo, que mencionou outras obras educacionais: “Reformamos todas as escolas, as quadras escolares, estamos construindo mais escolas nos bairros Cidade Jardim, Alto Bonito, Complexo VS10”.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Orion Lima, Elienai Araújo e Kelson Araújo

COMENTÁRIOS