MENU
Agricultura familiar em Parauapebas ganha forças com colheita mecanizada
05/07/2020 11:24 em Notícias

Oferta de maquinário está à disposição e é liberado conforme cronograma da Sempror. Hoje, 22 famílias são beneficiadas.

A agricultura familiar em Parauapebas tem ganhado forças com o suporte que a prefeitura tem dado a partir da disponibilização de equipamentos e maquinários agrícolas. Além dos serviços de destoca e gradeamento, ofertados por meio da Secretaria de Produção Rural (Sempror), o agricultor tem acesso a uma importante tecnologia que garante maior velocidade durante a colheita de grãos com foco na minimização de perdas.

São 22 famílias beneficiadas com a colheita mecanizada. Isso é possível devido ao trabalho realizado pela Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Nova Esperança (Aprane), que sistematiza o plantio de mais de 50 hectares de milho em pequenas propriedades da localidade, conforme o calendário agrícola.

"A Sempror tem focado na produtividade das comunidades, e hoje estamos aplicando uma tecnologia para a colheita do milho, que para o pequeno produtor seria inviável colher de forma manual", explica o coordenador da regional Jonas Carneiro.

Com o ganho de agilidade na colheita, a Aprane consegue atingir até 200 toneladas de grãos por ano e comercializa o produto diretamente ao consumidor final na região. "Iniciamos com 38 hectares de plantação de milho e este ano chegou a 55 hectares e 22 famílias atendidas por esse projeto. E isso [uso da tecnologia] melhorou, e muito, tanto a produção quanto a renda das pessoas, que antes o trabalho era mais difícil e custava mais", conta o presidente da associação, Osmair Prado.

Para ajudar o produtor rural a fazer a diferença no campo, a prefeitura colocou à disposição dos agricultores uma colheitadeira que realiza o recolhimento do milho e o processamento dos grãos, agilizando o trabalho que antes era feito manualmente. A contribuição desta solução agrícola de alta performance proporciona um ganho de produtividade e o aumento da renda das famílias.

"Atualmente, o município tem direcionado sua atenção às ações que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento do setor rural. Devido ao grande número de produtores atendidos pela Sempror, os maquinários e implementos estão à disposição conforme cronograma de agendamento. O produtor pode procurar a secretaria e solicitar o serviço", explica o titular da Sempror, Elson Cardoso.

 

Texto: Erika Sarmanho

Fotos: Chico Souza

COMENTÁRIOS