MENU
Estudo sobre covid-19 no Pará ficará pronto no mês de agosto
08/07/2020 07:18 em Notícias

Ao todo, 27 mil testes serão realizados em 52 municípios paraenses nas próximas semanas

 

 

 

Agência Pará

 

Os testes já foram realizados em Belém e Ananindeua; agora seguem para o interior (Agência Pará)

 

A previsão do Governo do Estado é que em agosto próximo finalizado o perfil da incidência da covid-19 no Pará. O quadro da doença entre os paraenses está sendo viabilizado por meio da aplicação de testes rápidos em 52 municípios paraenses, trabalho que começou no dia 30 de junho mobilizando estudantes e educadores  da Universidade do Estado (Uepa) e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O objetivo é que a partir dele se tracem políticas públicas de combate e controle da doença em todas as regiões do Pará.

 

“Este estudo é importante para podermos pensar em políticas de combate e controle à covid-19, de forma mais eficiente, pois se faz necessário conhecer como esse vírus se propagou e sobre a sua prevalência, ou seja, como está atualmente no Pará. A ideia é que a Secretaria de Saúde possa ter um panorama da situação da covid-19 no Estado, que tem uma dimensão continental; portanto, a pesquisa irá dar um perfil de todo o Estado nas suas diversas regiões e assim as políticas públicas poderão ser mais assertivas com relação ao avanço da pandemia no Estado”, ressalta o geógrafo Clayton Chagas, vice-reitor da Uepa e coordenador do estudo.

 

Serão aplicados 27 mil testes, divididos em 3 fases (9 mil em cada fase) em  52 municípios, na zonas rural e urbana. Até o momento, foram aplicados 650 testes, sendo 480 em Belém e 170 em Ananindeua.  “Os testes aplicados ontem e hoje ainda não foram contabilizados. Apenas dessas duas cidades onde já foi concluída a primeira fase”, relata o coordenador do estudo.

 

“Ainda não será possível dar um balanço ou algum resultado, visto que as informações ainda vão ser processadas e os dados tabulados. A previsão para este processo de tabulação é em torno de uma semana após o término de cada fase, para então fazer a análise. No entanto, a pesquisa está dividida em três fases. A primeira fase tem previsão para encerrar no dia 11 de julho, incluindo a realização da pesquisa em todos os 52 municípios. Depois de 15 a 20 dias, esse método (teste rápido + questionário) será repetido mais duas vezes para, finalmente, concluir as três fases”.

 

“Ao término da primeira fase, dia 11 deste mês, é possível chegar a algumas conclusões, principalmente, em relação à prevalência da covid no Estado. No entanto, acredito que somente depois de concluir as três etapas é que poderemos falar sobre um resultado mais consistente e que mostre a realidade”, acrescenta.

 

Terminada a etapa em Belém e Ananindeua, a pesquisa parte, agora, para outras regiões do Pará. São oito regiões com base na divisão de regiões de regulação da Sespa.

 

O professor ressalta que o estudo mobiliza 208 discentes da área da saúde, vinculados na sua grande maioria ao curso de Enfermagem da Uepa. Eles executam o processo de coleta de dados nas ruas. “Percebemos nessa primeira semana que a pesquisa, além de produzir e aplicar questionários e testagens, se tornou também educativa. A população tem muitas dúvidas e os nossos pesquisadores também fazem orientações, especialmente, sobre as formas de prevenção da doença”, afirma.

 

As regiões e municípios na pesquisa são:

 

 

 

REGIÃO ARAGUAIA

 

 

 

1 - São Félix do Xingu

 

2 - Redenção

 

3 - Santana do Araguaia

 

4 - Conceição do Araguaia

 

5 - Xinguara

 

6 - Ourilândia do Norte

 

7 - Santa Maria das Barreiras

 

 

 

BAIXO AMAZONAS

 

 

 

8 - Santarém

 

9 - Oriximiná

 

10 - Monte Alegre

 

11 - Almeirim

 

12 - Terra Santa

 

 

 

CARAJÁS

 

 

 

13 - Marabá

 

14 - Parauapebas

 

15 - Tucuruí

 

16 - Tailândia

 

17 - Novo Repartimento

 

18 - Dom Eliseu

 

19 - Eldorado dos Carajás

 

20 - São Geraldo do Araguaia

 

 

 

MARAJÓ OCIDENTAL

 

 

 

21 - Breves

 

 

 

22 - Portal

 

23 - Curralinho

 

24 - Gurupá

 

 

 

NORDESTE

 

25 - Castanhal

 

26 - Bragança

 

27 - Paragominas

 

28 - Capanema

 

29 - Ipixuna do Pará

 

30 - Viseu

 

31 - Ulianópolis

 

32 - São Domingos do Capim

 

33 - Tracuateua

 

34 - Ourém

 

35 - Quatipuru

 

 

 

BAIXO TOCANTINS, MARAJÓ ORIENTAL E RMB

 

36 - Belém

 

37 - Ananindeua

 

38 - Abaetetuba

 

39 - Cametá

 

40 - Igarapé Miri

 

41 - Vigia

 

42 - Muaná

 

43 - Oeiras do Pará

 

44 - Soure

 

 

 

TAPAJÓS

 

45 - Itaituba

 

46 - Rurópolis

 

47 - Novo Progresso

 

48 - Trairão

 

 

 

XINGU

 

49 - Altamira

 

50 - Pacajá

 

51 - Uruará

 

52 – Medicilândia

 

COMENTÁRIOS