MENU
Municípios do sudeste paraense discutem expansão da oferta de vagas na graduação
17/09/2020 06:52 em Notícias

Na última terça-feira (15), nove municípios paraenses discutiram o fortalecimento do projeto estadual Forma Pará, que visa dar mais oportunidade de formação superior em localidades que não possuem polos de universidades públicas ou onde não haja a oferta de determinado curso.

A reunião foi entre o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, e representantes de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu, Goianésia do Pará (sede da reunião), Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte e Piçarra.

Lançada em agosto de 2019, a iniciativa possibilita a união entre Governo, Instituições Públicas de Ensino Superior (IESs), prefeituras e associações municipais, no intuito de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica). A meta é ofertar 80 turmas, com uma média de 50 vagas cada, distribuídas por mais de 40 municípios, o que permitirá a formação de cerca de 4 mil novos profissionais no período de quatro anos.

A parceria conta com a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

O coordenador institucional do programa Forma Pará na Unifesspa, Raimundo Oliveira, destacou o fortalecimento na instituição. "Estamos com dois cursos funcionando e sete para iniciar em breve. A universidade está muito convicta de que esta é a saída para que possamos levar ensino público com pesquisa e extensão e contribuir com o desenvolvimento da nossa região, principalmente, essa região que tem como mola propulsora o agronegócio", lembrou.

Editais

No dia 4 de setembro, foram publicados editais com 405 vagas do Forma Pará. Para a Unifesspa: Abel Figueiredo (Administração - 50 vagas); Bom Jesus do Tocantins (Ciências Contábeis - 50 vagas); Itupiranga (Pedagogia - 50 vagas); Jacundá (Psicologia - 35 vagas); Ourilândia do Norte (Zootecnia - 40 vagas); Piçarra (Medicina Veterinária - 40 vagas); e Tailândia (Engenharia Ambiental - 50 vagas). Para a Ufopa: Novo Progresso (Engenharia Sanitária e Ambiental - 50 vagas); e Rurópolis (Agronomia - 40 vagas).

Os editais estão no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela realização dos processos seletivos. O período de inscrições começou no dia 9 de setembro e segue até 22 de outubro.

COMENTÁRIOS