MENU
Programa Horta Comunitária promove alimentação saudável e complemento de renda
07/08/2021 09:10 em Notícias

Implantado recentemente pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), o programa contribui com entidades e instituições na produção de hortas

Contar com legumes e hortaliças frescos faz a diferença para uma alimentação saudável, mas nem todas as famílias conseguem adquirir diariamente esses produtos. Para ajudá-las a eliminar essa carência e ainda contribuir com a geração de renda dessas famílias, a prefeitura desenvolve o Programa Horta Comunitária.

De acordo com Maria de Jesus, assistente social e coordenadora do programa, dez famílias são beneficiadas com a Horta Comunitária instalada desde 2017 no bairro dos Minérios. Este ano, as famílias receberam um apoio fundamental graças ao atendimento técnico disponibilizado pela Sempror e o suporte de maquinários para o preparo da terra.

“Eu já trabalho aqui há uns cinco anos e é assim que sustento minha família. A gente tem recebido aqui o apoio da Sempror, os técnicos ensinam a gente a fazer correção do solo, adubação e também teve um trator que veio aqui arar a terra pra gente, é uma ajuda importante”, destaca Antenor da Silva, agricultor.

O foco do programa são associações e outras entidades que representam a comunidade. “As associações, clube de mães e outras entidades da sociedade civil organizada, assim como instituições publicas nos procuram para desenvolver o projeto. Fazemos uma roda de conversa com os usuários e suas famílias, assim como oficinas, pois não vamos colocar a família para trabalhar com horta sem antes ter uma preparação”, explica Maria de Jesus.

“Um dos objetivos desse programa é fazer com que as famílias numerosas da zona urbana garantam na sua mesa uma alimentação de qualidade”, acrescenta Maria de Jesus, destacando que as entidades interessadas em aderir ao programa devem procurar a sede da Sempror, localizada à estrada municipal Faruk Salmen.

 

Texto: Karine Gomes

Fotos: Renato Rezende

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

COMENTÁRIOS