MENU
Cinco obras ganham selo "Altamente Recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
26/08/2021 22:19 em Notícias
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) divulgou sua seleção anual de obras literárias "Altamente Recomendável", produzidas no Brasil em 2020.
 
O selo concedido é fruto da avaliação de leitores votantes Brasil afora e uma das principais distinções para orientar as escolhas de escolas e bibliotecas brasileiras.
 
As cinco obras da SM são "Nossa Bicicleta", de Guilherme Semionato; "Peças de um Dominó", de Pedro Tavares; "O jogo de ler o mundo", de André Gravatá, "Adivinha-me", de Jorge Luján e tradução de Bruna Beber; e "Nos estilhaços de espelho", escrito por Florence Hinckel e traduzido por Adilson Miguel.

O autor Guilherme Semionato não escondeu a satisfação ao ter o seu livro, "Nossa Bicicleta", contemplado com o selo:

"Em termos práticos, ser selecionado abrirá novos caminhos para essa bicicleta chegar a mais leitores e a mais escolas. Estou adorando ver meus livros crescendo à minha revelia; um pouco chocado, porque ainda ontem estavam comigo e hoje já estão prontos para a vida", destaca.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil foi criada em 1968 e atua para a promoção da leitura de literatura na infância e juventude.

Conheça um pouco mais as obras:

"Nossa Bicicleta", de Guilherme Semionato; ilustrações de Sandra Jávera; 96 páginas, 2020. Indicado para crianças a partir de 12 anos

Daniel adora desenhar e a papelaria é seu lugar favorito. Seu pai foi embora de casa e o garoto ainda não sabe muito como lidar com essa nova dinâmica familiar. Em meio a isso, ele ainda toma uma atitude impensada envolvendo uma antiga bicicleta da casa. Na busca por uma solução para este problema, Daniel percorrerá um caminho repleto de afeto e memórias familiares.

"Peças de um dominó", de Pedro Tavares; 152 páginas, 2020. Indicados para alunos do Ensino Médio

Um jovem, prestes a se formar em Jornalismo, e em meio às expectativas e incertezas de seu futuro profissional, recebe a notícia de que seu pai tem uma doença grave. Do impacto da situação às adaptações necessárias à nova realidade familiar, ele toma a frente da situação e amadurece.

"O jogo de ler o mundo", de André Gravatá; ilustrações de Juliana Russo; 40 páginas, 2020. Indicado para estudantes do Ensino Médio

Coletânea de 23 poemas de André Gravatá que, além de poeta, também é jornalista, educador e criador da Virada Educação. Permeada por delicadas ilustrações, a obra explora com sutileza diferentes formas de ler o mundo por meio de observações e reflexões sobre o cotidiano e eventos da atualidade. Em linguagem simples e de forma sensível, cada poema provoca o leitor a olhar para as pequenas e grandes coisas da vida, a refletir sobre sua posição no mundo, seu entorno e sua relação com o próximo.

"Adivinha-me", de Jorge Luján e tradução de Bruna Beber; ilustrações de Pablo Bernasconi; 32 páginas, 2020. Indicado para crianças a partir de oito anos.

Um carneirinho cansado de pular cercas durante o sono dos outros retorna para casa e encontra doze poemas-adivinhas para serem resolvidos. Cada dupla de páginas traz uma adivinha, todas relacionadas à hora de dormir, acompanhadas de ilustrações e, ao final do livro o(a) leitor(a) encontra as respostas para cada uma delas.

"Nos estilhaços de espelho", de Florence Hinckel e tradução de Adilson Miguel; 136 páginas, 2020. Indicado para alunos do Ensino Médio.

Cleo adora escrever e está prestes a completar quinze anos, mesma idade que tinha Anne Frank, sua escritora predileta, quando morreu na Alemanha, em um campo de concentração nazista. Em seu diário, decide homenagear Anne, estabelecendo com ela um diálogo imaginário, pautado por reflexões sobre si mesma, sua família e amizades, injustiças e complexidade do mundo. Em meio a jogos de espelho e identificações, Cleo se projeta no futuro e amadurece.

Sobre a SM Educação:

Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.

Mais informações: https://www.smeducacao.com.br
COMENTÁRIOS