MENU
Parceria garante reaproveitamento de 40 toneladas de resíduos de podas
26/11/2021 14:06 em Notícias

Iniciativa garante destinação correta das folhas e galhadas das árvores

Focada na destinação correta dos resíduos gerados pelas podas de árvores, a Energisa firmou parceria com a Escola Família Agrícola (EFA), de Porto Nacional, para destinação de mais de 40 mil quilos de folhas e galhos triturados. O material será utilizado na implantação do sistema agroflorestal da instituição, melhorando a qualidade do solo e servindo como laboratório para formação dos estudantes.

“Entendemos que para construirmos um futuro, precisamos cuidar do nosso presente, através de pequenos e grandes gestos. O nosso trabalho com as podas de árvore é fundamental para o cuidado com a população, tanto para evitar acidentes com a rede elétrica quanto para ajudar o meio ambiente a se reconstruir e se manter”, destaca o analista de Meio Ambiente da Energisa, Miguel Pinter.

Com a doação, será possível realizar um programa de estágio formando 32 jovens em Agrofloresta, além do uso nas aulas para os demais 140 jovens matriculados. “Para nós da escola, é essencial essa parceria. Podemos ter uma redução de custos e realocar nossos esforços para proporcionar aos alunos uma experiência com qualidade, o que acaba dando um outro retorno para os agricultores familiares. As doações nos ajudam, ajudam a população e ajudam o meio ambiente”, ressalta o diretor da EFA, Ozeias Neres de Cerqueira.

Podas de segurança

Manter a vegetação longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. E o cuidado deve começar desde o plantio das árvores, observando a distância correta em relação à rede de energia elétrica. Para evitar danos, é fundamental haver podas preventivas. Os serviços de manutenção no espaço público são de responsabilidade das prefeituras. E, em áreas privadas, cabe ao proprietário, responsável pelo imóvel ou condomínio contratar um profissional para isso. A Energisa só realiza o serviço de podas, por questões de segurança, quando os galhos tocam ou estão muito próximos aos cabos de energia.

Em 2020, no Tocantins, foram registradas 7.049 mil ocorrências por árvore na rede, o que representa cerca de 5,43% das interrupções de energia. Em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede, quebrando postes. Para evitar ocorrências deste tipo, a Energisa Tocantins investiu quase R$ 30 milhões nos últimos três anos em veículos e equipamentos para uso das equipes que executam o serviço.

Por isso, embora não seja de responsabilidade da Energisa, a empresa realizou mais de 89 mil podas de segurança no ano passado. Antes de plantar em qualquer espaço público é fundamental consultar a Prefeitura do seu município para saber das orientações necessárias, inclusive em relação à rede elétrica.

COMENTÁRIOS