MENU
Jovem autista denuncia academia que lhe negou matrícula
17/02/2022 06:35 em Notícias

Uma jovem que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA) denuncia que uma academia de musculação localizada em um shopping de Belém se negou a matriculá-la. O caso aconteceu na última segunda-feira (14), quando a massoterapeuta Rosimeire Azeredo foi levar a filha para se matricular no local. O exercício físico é uma recomendação médica para a jovem Beatriz Azeredo.

A mãe relata que ao chegar na recepção da Selfit, a funcionária percebeu que sua filha possuía uma leve dificuldade na fala e perguntou se ela tinha algum problema. Rosimeire respondeu que Beatriz apresentava TEA em grau leve. O comportamento da recepcionista mudou imediatamente, relata a mãe.

A gerente da Selfit exigiu então que Beatriz apresentasse um laudo médico informando sobre a condição. Mãe e filha retornaram no dia seguinte com o documento, no entanto, a gerente exigiu um outro laudo, confirmando que Beatriz não precisaria de um instrutor permanente durante as atividades no local.

“Ela disse que a academia não tinha condições de colocar um profissional exclusivo pra Beatriz, mas eu disse que ela não precisava. Ela já foi matriculada em outras academias, nunca fizeram isso. Mesmo que precisasse, por lei eles teriam que fornecer”, diz Rosimeire à reportagem, citando a Lei de Proteção aos Autistas, que, entre outros pontos, obriga estabelecimentos como academias a manter profissional capacitado para acompanhar pessoas com TEA.

Mãe e filha registraram um Boletim de Ocorrência e, com o apoio de uma ONG que auxilia autistas, deram entrada em um processo judicial contra a Selfit. Para Rosimeire e Beatriz, a academia dificultou a matrícula por preconceito.

“Sem dúvida que foi um caso de discriminação. Colocaram dificuldades dela se matricular por causa do autismo. Vamos em frente com o processo, porque as pessoas precisam aprender a trabalhar a inclusão, ao invés da exclusão. Precisam aprender que discriminação é crime”, diz.

A reportagem tentou contato por telefone com a academia Selfit, mas sem sucesso até a publicação da reportagem.

 

Fonte: DOL

COMENTÁRIOS