MENU
FAKE NEWS? Possível atentado nas escolas de Parauapebas; situação segue sendo monitorada pelas forças de segurança
11/04/2023 14:08 em Notícias

Na tarde da última segunda-feira,10, Parauapebas entrou em estado de alerta diante das inúmeras informações de um possível atentado nas escolas  Domingos Cardoso e Nelson Mandela. A notícia imediatamente se espalhou entre os grupos de WhatsApp, o que deixou pais e demais estudantes bastante  apreensivos. A informações chegaram ao conhecimento da Polícia Civil e Militar que imediatamente iniciaram o protocolo de buscas dos possíveis causadores desse possível "atentado" e se de fato a notícia era verídica ou não. Porém tudo nao passou de uma fake news e mais que isso uma brincadeira de mal gosto de um grupo de adolescentes.

A equipe de reportagens da Arara Azul 96,9 fm foi até a 20ª Seccional de Delegacia Civil e na oportunidade o  delegado titular de Parauapebas, Drº Tiago Carneiro, conversou com a equipe para  entender a situação .

" A informação veio ao nosso conhecimento que adolescentes estavam propagando, afirmando que cometeriam um atentado na escola Domingos Cardoso no dia 20 deste mês. Então houve diligências iniciais da Guarda Municipal, da Polícia Militar  e foram localizados três indivíduos, três adolescentes. A Polícia Civil foi até a casa desses adolescentes e acreditamos que se trata apenas de uma brincadeira de mau gosto. Um brincadeira séria,  inconsequente, pois afirmaram em grupos de WhatsApp que iam explodi nesta segunda-feira, 20, as dependencias das escolas com explosivos, chamamos os pais desses jovens e todos serão ouvidos e a partir de agora monitorados", detalhou o delegado que afirmou ainda sobre o intenso trabalho da polícia civil através do Núcleo de Inteligência para rastrear qualquer situação desssa natureza.

A Prefeitura de Parauapebas foi acionada para devidos esclarecimentos e por meio de Nota  informou que as notícias que circulam nas redes sociais e grupos de WhatsApp, sugerindo supostas situações que oferecem risco à segurança da comunidade escolar, incluindo as das escolas Domingos Cardoso e Nelson Mandela, estão sendo investigadas pelos órgãos de segurança e até o momento são tratadas como fake news e trote.Os números de telefones que estão divulgando essas falsas informações estão sendo rastreados pela Polícia Civil e, caso comprovado, os envolvidos serão penalizados.

As secretarias municipais de Educação e de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão estão acompanhando as investigações juntamente com as demais forças de segurança. 

Todas as medidas cabíveis para garantir a proteção dos estudantes nas unidades escolares estão sendo tomadas, inclusive ações que intensificam a ronda escolar e o monitoramento 24 horas por dia dos prédios educacionais por câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO).

A gestão municipal pede aos pais que fiquem atentos para qualquer situação suspeita e intensifiquem o monitoramento nos grupos digitais nos quais seus filhos fazem parte. E em caso de necessidade, contatar a Guarda Municipal, ligando para o CCO no número 99278-0431 ou 190 – atendimento 24 horas por dia.

 

 

Redação Arara Azul 

COMENTÁRIOS