MENU
Segunda edição do "Maior Churrasco do Mundo", promete levar multidão ao Parque de Exposições da FAP
10/05/2023 11:16 em Notícias

Passar o feriado de aniversário da cidade de Parauapebas em grande estilo? Isso acontece por aqui nesta terça-feira, 10 de maio, ,quando é comemorado os 35 anos de emancipação do município. A data não poderia passar em branco e para que os munícipes que moram no local, seja de nascimento ou vindo de vários estados do Brasil ou do mundo, possam confraternizar, a cidade então festeja com mais uma edição do  Maior Churrasco de Costelão no Fogo de Chão do Mundo. 

Era por volta das 9h da manhã quando os portões do Parque de Exposições Lázaro de Ramos Vieira Neto, onde acontece todos os anos a Feira de Agronegócios de Parauapebas, foram abertos ao público, para degustarem  a segundaa segunda edição do maior churrasco do mundo. O evento é realizado pelos amigos da tradição gaúcha, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), com o apoio da Prefeitura de Parauapebas. Estão sendo preparados 1.500 costelões,algo em torno de 25 toneladas e previsão e que possa reunir entre 50 a 60 mil participantes.

A carne começou a ser assada por volta da meia-noite de segunda-feira, 9, isso para que tudo estivesse pronto e a moda do que pede o cardápio gaúcho. Os portões foram abertos para receber o público às 9h e deve seguir até a noite.Cerca de 500 voluntários atuam na organização da programação. Quem pretende passar pelo local para experimentar a iguaria, deve receber uma espécie de marmita, contento uma quantidade considerável de carne com acompanhamento e para receber a comida, é preciso apresentar   ticket que está sendo distribuído na portaria do local. Algo bem diferente do que foi a primeira edição quando na época foi servido para a pão com carne, muitos munícipes desaprovaram a ideia na época, embora fosse o mesmo formato de servir carne na região do Sul do país, mas os nortistas não abriram mão de saborear o churrasco à moda paraense, em respeito os orgranizadores então decidiram unir ambas tradições.  

Além do churrasco, o público vai conferir a exposição fotográfica “É feliz quem mora aqui” e show com artistas locais e a banda gaúcha Os Monarcas.

 

Relembre 

 

O maior churrasco do mundo aconteceu de forma inédita em Parauapebas no ano de 2022, quando  prefeitura da  “capital do minério”, ganhou manchetes nacionais ao divulgar o evento como um megachurrasco. Naquela ocasião foram assados 1200 "costelões" de boi, totalizando 20 toneladas de carne. Na época a intenção do atual prefeito Darci Lermen (MDB) era realizar o evento com o objetivo de fazer Parauapebas entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes, o que, no fim das contas, não aconteceu.

O evento naquele ano pegou mal na opinião de muitos críticos e a imprensa nacional não perdoou ao mostrar o constrate da cidade que promovia o banquete, ao mostrar  a insatisfação de muitos moradores,  que questionavam nas redes sociais  de onde viria os gastos para a realização do evento e quem de fato promovia o churrasco, isso porque muitos consideraram que o município necessitava de mais investimentos e melhorias na infraestrutura, educação, saúde, moradia para a população.

De início o churrasco havia sido divulgado como se fosse da responsabilidade da gestão municipal em promovê-lo, mas por equívocos de informação o  discurso precisou ser mudado, ficando esclarecido que as comemorações de aniversário de Parauapebas são de fato organizadas do governo municipal, porem apenas a realização do que é chamado de FAP Cidadania, já o churrasco, após os milhares de questionamentos inclusive da imprensa, o  Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas( Siproduz) comerciantes locais e o CTG tomaram a frente como os realizadores do banquete. Alguns pesquisadores opinaram na época sobre a situação complicado que Parauapebas estava atravessando em relação aos investimentos essenciais para a população e a realização de um evento como esse

“Apesar de ser um município rico em termos de receita e PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos], por outro lado temos observado é que a população tem ficado mais pobre”, aponta a economista Larissa Alves Oliveira, pesquisadora e integrante do projeto De Olho na CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral). Depois da lição da primeira edição, a segunda versão veio mais organizada e agora é esperar o resultado de toda festa.

 

 

Redação Arara Azul FM 

 

COMENTÁRIOS