MENU
Vem aí Prêmio de Jornalismo Sebrae; Profissionais de comunicação podem se inscrever em prêmio do Sebrae até junho
16/05/2023 10:18 em Notícias

O maior prêmio de jornalismo sobre empreendedorismo chega à décima edição. O Vencedor de cada categoria ganhará um notebook e quem se destacar nas categorias especiais leva um celular de última geração.

As inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo ficam abertas até o dia 5 de junho.O tema central deste ano é “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A premiação busca valorizar os profissionais de imprensa que tenham trabalhos sobre empreendedores de pequenos negócios. Será realizada a etapa estadual, para classificar os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional

 

Os jurados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) analisarão inscrições nas categorias de texto, áudio, foto e vídeo e, neste ano, a entidade vai estrear o prêmio especial Empreendedorismo Social, um incentivo à produção de conteúdos que abordem os impactos do empreendedorismo social às realidades local, regional ou nacional.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo valoriza os profissionais de imprensa que amplificam a voz e o trabalho de empreendedores de pequenos negócios. É o reconhecimento de quem atua para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida de milhões de brasileiros.

Como nos anos anteriores, a 10ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.

Além do reconhecimento aos melhores trabalhos em quatro categorias (Texto, Áudio, Foto e Vídeo), haverá a estreia do prêmio especial Empreendedorismo Social, um incentivo à produção de conteúdos que abordem o empreendedorismo social como uma força capaz de impactar uma realidade local, regional ou nacional.

 

CRONOGRAMA

Inscrições: de 5 de abril a 5 de junho de 2023

Etapa Estadual do júri: julho de 2023.

Eventos de premiação da Etapa Estadual: a critério de cada UF, até agosto.

Etapa Regional do júri: agosto de 2023.

Etapa Nacional do júri: setembro de 2023.

Evento de premiação nacional: novembro de 2023.

 

TEMAS

O tema central desta edição é “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”.

Os pequenos negócios respondem por 99% das empresas brasileiras e 30% do PIB, beneficiando direta ou indiretamente mais de 40% da população. Eles concentraram quase 80% dos empregos formais gerados no Brasil em 2022, desempenhando um papel fundamental na retomada econômica pós-pandemia.

Nesse contexto, o Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhecerá matérias que melhor abordem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como os listados a seguir:

 

  • Empreendedorismo;
  • Produtividade e competitividade;
  • Inovação e startups;
  • Inclusão produtiva e sustentabilidade;
  • Transformação digital;
  • Políticas públicas e legislação;
  • Acesso a crédito;
  • Empreendedorismo social.

 

Mais informações sobre o prêmio, as categorias e o regulamento podem ser conferidas no site -  https://premiosebraejornalismo.com.br/

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, a instituição já trabalha o empreendedorismo no Brasil há 50 anos. “Não podemos deixar de reconhecer as boas práticas, e essas boas práticas só aparecem na mídia por conta da imprensa, então vamos fazer esse reconhecimento através do prêmio, estamos indo para a décima edição”, destaca.

O Sebrae ressalta que os pequenos negócios respondem por 99% das empresas brasileiras e 30% do Produto Interno Bruto (PIB), beneficiando direta ou indiretamente mais de 40% da população - concentraram quase 80% dos empregos formais gerados no país em 2022, por exemplo.

“É muito importante a gente agradecer todo o suporte que a comunicação sempre nos dá, colocando essa pauta como prioridade, porque o empreendedorismo, certamente, é uma ponte muito grande para o fortalecimento econômico”, comenta Rubens Magno.

 

 

 

Fonte Sebrae 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!