MENU
UFSCAR e UFRA promovem em parceria com o Ministério Público do Pará, o Fórum de Cidadãos Participantes de Carajás
16/05/2023 13:44 em Notícias

Primeira etapa da Audiência Pública realizada no dia 03 de maio no auditório do MPPA subseção Parauapebas|Divulgação alunos da UFRA

 

Um projeto de pesquisa realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-SP) em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Parauapebas (UFRA-PA) realiza nesta terça-feira, 16, o 1º Fórum de Cidadãos participantes de Carajás. O evento acontece no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) às 14h e será no estilo audiência pública, e  como a parceria o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio da Promotoria Ambiental de Parauapebas.

Com a realização desde debate, os organizadores visam entender como a população tem dialogado sobre questões que envolvem o interesse social com órgãos públicos, no qual fazem acontecer as políticas governamentais sócio ambientais e assim, motivar a sociedade na busca por sua participação ao enfrentamento das problemáticas existentes no que diz respeito aos impactos ambientais que muitas vezes quando ocorrem de forma desordenada desconfiguram e ameaçam o meio ambiente das cidades, principalmente dos municípios que integram eixo da Amazônia.

Parauapebas está sendo a cidade escolhida para a realização deste fórum, devido apresentar em seu contexto social ambiental, uma relevancia no que diz respeito a infraestrutura, asfaltamento e situações de desmate de áreas de áreas de florestamento principalmente durante a época de queimadas.

O Fórum de Cidadãos Participantes de Carajás é uma nova etapa do mapeamento e diagnóstico em participação socioambiental que já vem sendo realizados pelo “Laboratório de Participação Social e Desenvolvimento Local”, ambos coordenados pelo professor Leonardo Petrilli da UFRA campus de Parauapebas e que faz parte tambem do Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA) da UFSCAR.

“Este debate entra na rota para levantamento de dados, pois é importante a busca por  promover na população um entendimento sobre este  assunto, sendo assim, queremos saber qual o nível de entendimento dos moradores locais e a sua coparticipação nos debates das políticas públicas que regem a construção de melhorias, ou mudança do cenário atual no que diz respeito às políticas socio ambientais”, detalhou o pesquisador.

Outro foco de atenção a ser debatido no fórum, diz respeito a Amazônia, onde o pesquisador ressalta sobre a importancia do envolvimento social e o interesse sobre o assunto que ainda considera fraco, o que pode ser uma ameaça de um futuro próximo. “Estamos buscando aumentar a participação socioambiental de Parauapebas que também está incluída no eixo amazônico, e aumentar a inserção da população, como um espaço discussão de política públicas", observa e completa.

"A pesquisa é está sendo conduzida pela UFSCAR e  que pretende estabelecer nos cidadãos a motivação que busque melhorias para a cidade onde vivem, ou seja, os espaços políticos. Estamos rastreando também o  engajamento das redes sociais, e como a população tem utilizado destas ferramentas e promover tambem essa movimentação da população para que traga a suas narrativas, mas na ótica do que cada uma, conhecemos a situação do saneamento, asfaltamento e infraestrutura de Paraupebas e isso precisa ser analisado”, pontuou o pesquisador.

 

Registro fotográfico de alunos. Primeira etapa do Fórum de Cidadãos Participantes do dia 03 de maio no auditório do MPPA |Divulgação UFRA

 

Durante o mês de maio serão realizadas audiências públicas para escutar a população sobre três desafios apontados pelos moradores em uma consulta anterior; água e saneamento, poluição atmosférica por queimadas e infraestrutura e asfaltamento. No último dia,03, aconteceu no auditório do MPPA a primeira audiência com a temática sobre a água e saneamento e programação segue nos próximos dias.

 

Confira a programação

 

16/05 às 14h - Audiência de Asfaltamento e Infraestrutura no auditório do CEUP

19/05 às 14h - Audiência de Poluição Atmosférica por Queimadas no auditório do IFPA

 

Registro fotográfico de alunos|Divulgação UFRA

 

Além destes encontros, quem desejar  integrar-se  ao fórum, o evento ocorre tambem de forma on-line e a participação pode ser feita  por e-mail ou outros meios digitais.O projeto irá consultar os participantes cadastrados sobre as deliberações populares a serem encaminhadas ao poder público.

O cadastro pode ser feito pelo link - https://docs.google.com/forms/d/1jCvKjrfpS6gcIdk-jKKmt6JtLfvp3WvG42Gd67xrjHg/edit. Para mais informações no site do projeto: www.labparticipa.org  ou na própria UFRA/Parauapebas. 

 

 

 

 

por Cleidi Rodrigues|Redação Arara Azul FM

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!