MENU
TRABALHO: Empregos se concentram no interior do Pará
04/06/2023 20:23 em Política

O Pará criou quase 14 mil vagas de trabalho neste ano

 

Segundo estudo produzido pelo Dieese/PA, 64% das vagas formais criadas neste ano vieram de cidades do interior do Estado. A Região Metropolitana de Belém foi responsável pela abertura de 5 mil postos

 

Foto: Irene Almeida (Diário do Pará)

ODepartamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) produziu um estudo em que aponta um dado importante: a maioria das novas vagas de emprego formal abertas neste ano veio do interior do Pará. No comparativo entre admitidos e desligados, o Estado encerrou o 1º quadrimestre deste ano, de janeiro a abril, com a geração de quase 14 mil postos de trabalhos.

 

O estudo que esmiúça os dados gerais do mapa do emprego no Pará também é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

 

No geral, ocorreram 143.882 admissões, contra 129.983 desligamentos, gerando um saldo positivo de 13.899 postos de trabalhos formais.

 

Também no período analisado, a grande maioria dos setores econômicos de atividades no Estado apresentou crescimento, com destaque para o Setor de Serviços com saldo positivo de 9.348 postos de trabalhos, seguido do setor da Indústria com saldo positivo de 2.515 postos de trabalhos;

 

Comércio com saldo positivo de 2.199 postos de trabalhos e do setor da Agropecuária com saldo positivo de 534 postos de trabalhos, apenas o Setor da Construção apresentou recuo na geração de empregos formais com saldo negativo de 697 postos de trabalhos.

 

Ainda de acordo com o levantamento, o saldo positivo acumulado obtido pelo Estado do Pará no 1º quadrimestre deste ano é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram feitas um total de 137.131 admissões, contra 127.040 desligamentos, gerando um saldo positivo de 10.091 postos de trabalhos.

  

O estudo do Dieese/PA sobre os dados analisados mostra que o saldo de postos de trabalhos gerados no 1º Quadrimestre deste ano no Pará, posiciona o mesmo na liderança regional da geração de empregos formais e no balanço nacional o Estado registra a 13ª posição na geração de empregos formais entre os estados.

 

CAPITAL X INTERIOR

 

Com o cenário positivo registrado no Estado, o órgão realizou uma análise sobre a movimentação dos postos de trabalhos ocorrida nos municípios paraenses. Os dados mostram que mais de 60,0% dos 144 municípios pertencentes ao Estado do Pará encerraram o período analisado com saldos positivos na geração de empregos formais.

 

Os municípios que do interior o Estado foram responsáveis por cerca de 64% de todos os empregos formais gerados no Pará, juntos eles somaram um total de 93.807 admissões, contra 84.961 desligamentos, gerando um saldo positivo de 8.846 postos de trabalhos; já os municípios que integram a Região Metropolitana de Belém foram responsáveis por cerca de 36,0% da geração de empregos no Estado, registrando um total de 50.075 admissões, contra 45.022 desligamentos, gerando um saldo positivo de 5.053 postos de trabalhos.

 

PARA ENTENDER O RANKING

 

 

- Segundo o estudo do Dieese/PA, entre os 144 municípios paraenses, no comparativo entre admitidos e desligados, Belém foi quem registrou a maior geração de empregos formais com saldo positivo de 3.680 postos de trabalhos, seguida de Canaã de Carajás com saldo positivo de 2.627 postos de trabalhos; Parauapebas com saldo positivo de 1.530 postos de trabalhos; Itaituba com saldo positivo de 1.348 postos de trabalhos; Ananindeua com saldo positivo de 1.333 postos de trabalhos; Tomé-Açu com saldo positivo de 1.199 postos de trabalhos; Santana do Araguaia com saldo positivo de 1.053 postos de trabalhos; Conceição do Araguaia com saldo positivo de 701 postos de trabalhos; Paragominas com saldo positivo de 374 postos de trabalhos e Benevides com saldo positivo de 327 postos de trabalhos.

COMENTÁRIOS