MENU
Delegados iniciam estado de greve
04/04/2016 08:38 em Notícias

Os delegados da Polícia Civil do Pará entram em estado de greve a partir de hoje. A decisão foi tomada por unanimidade na última sexta-feira (1º), em assembleia geral que reuniu cerca de 240 trabalhadores da categoria, segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Pará (Adepol). A classe reivindica a reposição salarial de 16,73%, determinada por lei, que deveria ter sido paga em março deste ano. Caso o governador Simão Jatene não sinalize um acordo até quarta-feira (6), a categoria pretende fazer uma paralisação geral, por 24h, na quinta-feira (7). 

LEI

De acordo com o presidente da Adepol, Ivanildo Santos, a categoria cobra o cumprimento da Lei Complementar nº 94/2014, que garante a reposição parcelada até 2018, um acordo dos delegados com o governador Simão Jatene. Desde o final de semana, as atividades de segurança do Pará estão reduzidas, por conta da suspensão do plantão remunerado voluntário, que os delegados decidiram não fazer. Segundo Santos, apenas essa ação preliminar já provoca significativo prejuízo, a tomar, por exemplo, as Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs), que têm o funcionamento noturno em grande parte dependente desses plantões.

AGENDA

Hoje, a categoria se reúne a partir das 8h no Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará (Sindelp) para formalizar ofício comunicando Jatene sobre o estado de greve. Em seguida, haverá um ato simbólico como forma de chamar atenção para a causa. A expectativa do movimento é reunir 150 delegados para fazer a entregar do ofício na Delegacia-Geral, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e Casa Civil. Amanhã, os delegados pretendem fazer mobilizações em frente ao Tribunal de Justiça, Procuradoria de Justiça e Assembleia Legislativa
do Pará (Alepa). 

“É uma fase preliminar de comunicação, com o intuito maior de informar e preparar a comunidade civil sobre o estado de greve”, ressalta Ivanildo Santos. A reportagem do DIÁRIO solicitou nota ao Governo do Estado sobre a situação, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

REPOSIÇÃO SALARIAL: ENTENDA A REIVINDICAÇÃO

A reposição salarial de 16,73% reivindicada pelos delegados da Polícia Civil do Pará é determinada pela lei Nº 094/2014, fruto de uma luta anterior da categoria. A legislação garante o abono salarial de 2014 a 2018, para corrigir o abismo existente no teto salarial do Estado em comparação com o recebido pelos demais delegados do Brasil. O movimento anterior ocorreu em 2013, quando a categoria chegou a entrar em greve geral, durante 72h, para que o Estado firmasse o acordo que estipulou o pagamento de 5 parcelas anuais para fazer a correção das perdas salariais.

 

 

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!