MENU
Prova do Encceja será aplicada neste domingo
16/11/2017 23:59 em Notícias

 O objetivo da avaliação é certificar quem não concluiu os estudos na idade certa

 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem neste ano mais de 56 mil inscritos no Pará. Aproximadamente dez mil estudantes visam concluir o Ensino Fundamental e próximo de 46 mil,  farão a prova que certifica o Ensino  Médio. Neste ano, houve um recorde de inscritos no Estado. A última edição do Encceja, realizada em 2014, teve 2.630 inscritos no Pará.

O exame será realizado em todos os estados do Brasil neste domingo, dia 19 de novembro. No Pará, a avaliação será aplicada em cerca de cem escolas de 31 municípios, com o objetivo de certificar pessoas que não concluíram os estudos na idade certa.  O exame é um conjunto de quatro provas realizadas em um único dia.  Para ser aprovado, o candidato precisa obter 100 pontos por área de conhecimento, no mínimo (a escala vai de 60 a 180 pontos); cada prova tem 30 questões e é necessário acertar 10 questões, no mínimo. Na redação, a nota é de 0 a 10 e a média necessária para aprovação é 5.

A aplicação da prova para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) será nos dias 21 e 22 de dezembro, nas casas penais do Estado.

Segundo Simone do Socorro Brochado Palheta, interlocutora do Encceja no Estado do Pará, o diferencial desta avaliação em relação ao Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), que certificava o mesmo público até 2016, é que no Encceja as questões são mais acessíveis, pois a abordagem versa sobre o cotidiano e vivência do candidato, “uma vez que o interesse da avaliação é certificar aqueles que não concluíram seus estudos em tempo hábil, mas que detém aprendizado e conhecimento adquirido ao longo da sua trajetória de vida”, enfatizou.

A interlocutora alerta para dois pontos importantes aos participantes do Encceja. O primeiro é para aqueles que ainda não estão com o cartão de confirmação da inscrição com o local onde irão fazer a prova, que eles podem acessar as informações no site do Inep: http://portal.inep.gov.br/encceja. Outro ponto é sobre o horário de fechamento dos portões, pois as atividades do Encceja serão realizadas no horário de Brasília, ou seja, vai prevalecer o Horário Brasileiro de Verão (HBV).

Serviço:

 

As provas serão realizadas nos horários da manhã e tarde em horário de Brasília. Os portões serão abertos às 8h e fecharão às 8h45 (HBV), ou seja, 7h45 horário local. No horário da tarde, os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h45, ou seja, 14h45 no Pará.

COMENTÁRIOS