MENU
Em oito dias, homem é preso duas vezes por transporte ilegal de madeira em Caxias
17/06/2018 10:25 em Notícias

Um caminhão carregado de madeira foi apreendido por policiais rodoviários federais, na noite de sábado (16), no km 561, da BR-316, no município de Caxias-Ma. Os PRFs estavam em serviço de ronda quando observaram um caminhão, transitando em sentido contrário, com as mesmas características de outro que havia sido apreendido no último dia 08/06/2018 efetuando transporte de lenha sem licença ambiental. A equipe retornou e efetuou a abordagem confirmando a suspeita.

Segundo informações da PRF, o caminhão tratava-se do MB/L1113 de placas HZG-1701/SE que, no momento, era conduzido por um lavrador de 30 anos e tinha como passageiro um homem de 63 anos (autor da ocorrência anterior). Foi solicitada a documentação pessoal, do veículo e da carga tendo os mesmos informados que não portavam nenhum tipo de documento. Ainda segundo a PRF, quando perguntados sobre o tipo de carga transportada informaram que estavam transportando madeira nativa das espécies conhecidas como: Faveira, Pau-Pombo, Chapada e Pau Terra oriundas do Povoado Pindaíba, 2º Distrito de Caxias, e que iriam entregar a lenha em uma padaria localizada em Caxias. Os suspeitos informaram também que o preço da carrada seria de R$ 600. Indagado sobre a frequência que efetuava esse tipo de transporte um dos suspeitos informou que fazia em média dois transportes por semana e que entregava tanto para cerâmicas como para padarias da cidade.

Ainda conforme a PRF, na delegacia, ao fazer a cubagem da carga, foi encontrada uma motosserra da marca STIHL, modelo MS361, pertencente ao passageiro que informou também não possuir a Licença de Porte e Uso - LPU, necessária para utilização da motosserra.

A PRF informou também que a quantidade de lenha transportada era de aproximadamente 24st (estéreo) de lenha, correspondente a 12m³. O motorista e passageiro, juntamente com o veículo, motosserra e carga, foram entregues no 1º Distrito de Polícia Civil de Caxias. A Secretaria de Meio Ambiente de Caxias foi acionada e ficou de comparecer na DPC para efetuar os procedimentos administrativos.

O passageiro, que também é dono do veículo e da carga, havia sido detido no último dia oito de junho, também pela PRF, nesse mesmo veículo, transportando lenha sem licença ambiental.

COMENTÁRIOS