MENU
Curionópolis: bebê de 13 dias respira por aparelhos após cair em ação de PMs
22/09/2018 00:04 em Notícias

Policiais teriam virado a cama em que a menina estava; ela sofreu traumatismo craniano. PM investiga o caso.

 

 

Um bebê, de apenas 13 dias, sofreu traumatismo craniano após ser jogado no chão em uma ação policial em em Curionópolis, no sudeste do Pará. O caso teria acontecido na última quarta-feira (19) e, segundo a mãe da criança, uma adolescente de 15 anos, os policiais militares que participaram da ação viraram a cama em que a criança estava em cima, provocando o trauma.

 

O bebê é uma menina e está internada no Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá. Em nota, o hospital disse que a paciente deu entrada na unidade nesta quarta-feira, às 14h15. O seu estado de saúde é considerado grave. "Os médicos disseram que ela não teve nenhuma melhora em relação à fratura, é está respirando através de aparelhos", disse uma tia da menina. A recém-nascida nem havia sido registrada em cartório, e foi internada com o nome da mãe.

 

A mãe da recém-nascida está em estado de choque, chorando o tempo todo ao lado da filha no hospital. Ela disse à Polícia Civil que estava dormindo com a filha na cama quando, por volta de 10h, os policiais chegaram sem mandado judicial e entraram na casa. Eles realizavam uma operação para prender membros de uma organização criminosa. Ela disse que acordou com o grito da irmã, já com uma arma apontada para a cabeça, com um policial mandando ela sair do quarto.  Ela pediu para pegar a bebê, mas os PMs não permitiram.

 

 

 

Segundo ela, pouco depois, os policiais chamaram as mulheres para pegar a criança, que estava coberta com o colchão que foi revirado. Ao pegar a filha do chão, a jovem viu que a cabeça estava inchada e ela sangrava pelo ouvido. As mulheres correram na rua, pedindo ajuda, para levar a bebê ao hospital.

 

O 10º Destacamento de Polícia Militar é quem atua em Curionópolis, subordinado ao 23º Batalhão (BPM) de Parauapebas. Em nota, a Polícia Militar disse que o Comando Geral da Polícia Militar informa que vai aguardar o resultado das investigações, a fim de esclarecer definitivamente as circunstâncias do incidente com o recém-nascido ocorrido na manhã de ontem durante uma ação de militares do 23º BPM. Ainda segundo a nota, a ação resultou na prisão de um adolescente de 17 anos.

 

"Militares do BPM e do Grupo Tático Operacional atuavam nas buscas de foragidos na Justiça no bairro Panorama, quando avistaram os suspeitos em frente de uma residência, localizada na rua Manaus. Ao perceberem a presença das guarnições, alguns dos suspeitos se deslocaram para os fundos do imóvel e conseguiram fugir. No momento da abordagem foram encontradas, na parte de trás da casa, duas armas, sendo uma caseira e outra calibre 22, além de munições", disse o comunicado da Polícia Militar.

 

A nota diz ainda que, após o cerco e a detenção do menor, três mulheres saíram da residência e em seguida os militares ouviram o choro de uma criança, momento em que entraram no local e constatou-se que o recém-nascido estava no chão. Neste momento, há uma contradição nos depoimentos da PM e das mulheres que denunciaram o caso. Segundo a nota da Instituição, imediatamente, uma guarnição levou a criança para o hospital municipal de Curionópolis. Contudo, a família da recém-nascida disse que tiveram que levar a criança sozinha ao hospital.

 

O menor detido e as mulheres, assim como o material apreendido foram levados para delegacia.

 

Fonte: O Liberal

COMENTÁRIOS