MENU
Em Redenção 1.868 famílias perderam o beneficio da Tarifa Social
10/10/2018 01:42 em Notícias

Em todo o Pará mais de 144 mil famílias perderam o desconto na conta de energia

Um levantamento da Celpa constatou que 1.868 famílias redencenses já não fazem mais parte da do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto de até 65% na conta de luz das famílias baixa renda. De acordo com o consultor de Relacionamento da Celpa com o cliente, João Pedro Gomes da Silva, a perda do beneficio acontece quando o beneficiado deixa de atualizar os dados sociais na Secretaria de Assistência Social. “Os dados das pessoas beneficiadas devem ser atualizados a cada dois anos, para que o cadastro possa continuar ativo”, explicou ele.

Luzia Alves, 58 anos, é cadastrada no programa do Governo Federal e disse à Reportagem que antes o valor da conta de energia dele era de apenas 30 reais, agora triplicou, passando para 90 reais. “Eu não sei o que aconteceu, pagava um valor e agora eu pago outro, isto é um absurdo”, reclamou.

No caso de Luzia, segundo João Pedro, ela é uma das 1.868 pessoas que perderam a tarifa Social e deve procurar o Cras para renovar seu cadastro, depois deverá procurar a agência da Celpa e solicitar a renovação do seu cadastro de baixa renda para obter o desconto que vai de 10% até 65% na conta de energia elétrica.

Veja também:  Com 546 reclamações, Celpa segue liderando ranking no Procon de Canaã

Segundo o consultor da Celpa, a pessoa, para fazer parte do programa de tarifa social de energia elétrica, deve estar inscrita no Cadastro Único para programas Sociais (CadÚnico) e possuir o Número de Inscrição Social (NIS). A renda familiar mensal do beneficiário deve ser menor ou igual a meio salario mínimo por pessoa. Também é necessário que a data da última atualização cadastral dos dados sociais seja inferior a dois anos.

Fonte: Agência Carajás

COMENTÁRIOS