MENU
Cerca de 43 metros cúbicos de madeira ilegal são apreendidos no Pará
16/10/2018 00:21 em Notícias

 O condutor também cometeu infração por porte de drogas para consumo.

Foram apreendidos aproximadamente 43 metros cúbicos de madeira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-PA) dentro de um caminhão, na quinta-feira (11), mas as informações só foram divulgadas nesta segunda-feira (15). Na ocasião, um caminhão que transportava a carga foi apreendido em Dom Eliseu, sudeste paraense, sendo abordado no Km-19 da rodovia BR-010.

O caminhão continha carga composta de madeira serrada, com perfis de viga, caibro, caibrinho e ripa. Após a realização das medições técnicas, chegou-se ao volume considerado de 42,85 m³ (aproximadamente quarenta e três metros cúbicos). O condutor não apresentou notas fiscais, documentos obrigatórios para esse tipo de transporte.

A carga era oriunda de Paragominas, também no sudeste do Estado, e tinha como destino o município de São João dos Patos, no leste do Maranhão. Após uma fiscalização minuciosa no caminhão, foram encontradas nove unidades da droga anfetamina, também conhecido como nobésio forte ou "rebite", que o condutor assumiu fazer uso para passar mais tempo dirigindo, já que a droga inibe o sono. Sendo assim, além do crime ambiental, com aumento de pena por ter sido realizado em período noturno, conforme artigo 53 da lei 9.605/98, o condutor também cometeu infração por porte de drogas para consumo.

O condutor assinou termo de comparecimento em juízo por meio do qual se comprometeu a, posteriormente, comparecer perante o Poder Judiciário para responder pelas suas condutas criminais. Os veículos e a carga foram retidos e estão à disposição das autoridades ambientais.

Fonte:  ORM / Notícias / Polícia

 

COMENTÁRIOS