MENU
Apreendidos 36 metros cúbicos de madeira ilegal em operação de combate ao desmatamento
27/07/2020 23:52 em Notícias

Trinta e seis metros cúbicos de madeira em tora foram apreendidos em uma operação das polícias Civil e Militar e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no município de Novo Progresso, no sudeste do Pará na última semana. Quatro motosserras, rádios comunicadores e placas de energia solar também foram encontrados em uma área de 1,6 mil hectares que vinha sendo desmatada. Cinco acampamentos ilegais foram desmontados pelos agentes de segurança durante a ação.

Na busca pelos suspeitos de desmatar a área, policiais e fiscais da Semas percorreram cerca de 200 km pelas estradas do entorno da propriedade até localizar uma caminhonete. Na abordagem, descobriu-se que o motorista do veículo era filho do proprietário da área, também suspeito do crime ambiental. Com ele, os fiscais encontraram mais rádios comunicadores. Os aparelhos estavam operando na mesma frequência e eram da mesma marca dos que já haviam sido apreendidos nos acampamentos dentro da mata. O suspeito foi preso em flagrante e teve a fiança arbitrada em R$ 150 mil pela Justiça. O proprietário da fazenda na qual foi detectado o desmatamento ilegal pagará multa de R$ 8,3 milhões e responderá criminalmente pelo desmate ilegal.

O trabalho de fiscalização policial é uma das ações da segunda fase da Operação Amazônia Viva. A operação é coordenada pela Semas, que faz o levantamento dos pontos alvos, com base em monitoramento via satélite. "Nós queremos quebrar essa cultura de fazer operações pontuais, nas quais os crimes ambientais cessam com a chegada dos fiscais e depois retornam. Com as ações constantes e a presença das equipes, nós pretendemos quebrar esse ciclo do desmatamento", afirmou  o titular da Semas, Mauro O'de Almeida.

A segunda etapa da operação começou no dia 15 de julho e entra na reta final. Ao todo, já foram apreendidos 15 veículos, 8 armas de fogo, 24 motosserras, mais de 1,3 mil metros cúbicos de madeira em tora e mais de 245 metros cúbicos de madeira serrada no Pará.

Durante as ações, mais de 25 mil hectares de terra foram embargados pelos fiscais. Também foram feitos até agora 16 procedimentos policiais e 4 pessoas foram presas.

 

O Liberal

COMENTÁRIOS