MENU
Dias do Dentista e do Médico enaltecem profissionais que se destacaram em tempos de pandemia
01/10/2020 21:04 em Notícias

O mês de outubro traz a comemoração de datas que destacam a importância de profissionais da saúde: o dentista e o médico, nos dias 3 e 18, respectivamente. Em um ano marcado pela pandemia de Covid-19, o papel dos especialistas foi fundamental, no qual muitos mantiveram suas atividades e estiveram durante o tempo todo na linha de frente de combate ao vírus.

 

"A profissão médica viveu um período de perda de credibilidade por questões políticas no passado recente. Isto está melhorando. Acredito que a pandemia apontou a necessidade de todos os profissionais da saúde - não somente os médicos. Além disso, tenho a opinião de que a população percebeu a importância do médico qualificado, humano, disponível para cuidar e tratar pessoas e com competência para aprender em momentos de crise", afirma o médico de Campinas, Guilherme Succi.

 

De acordo com a Dra. Fabiana Mantovani, a pandemia trouxe também o debate sobre a biossegurança e adoção de procedimentos importantes para evitar a contaminação dos pacientes durante os atendimentos. "O cirurgião-dentista, mesmo antes da pandemia, já usava muitos recursos de biossegurança, que foram amplamente divulgados neste período, garantindo a segurança tanto do paciente como do profissional."

 

Para quem pensa em ingressar na área é necessário disposição para estudar e aprender, além de gostar de pessoas e curiosidade para descobrir maneiras de desempenhar melhor sua profissão. "A principal motivação da carreira é trazer saúde, aliviar a dor, melhorar a autoestima, diagnosticar e tratar doenças, atuando de forma importante para garantir que o paciente tenha qualidade de vida", afirma a Dra. Fabiana.

 

Segundo o Dr. Guilherme, cada vez mais há novas possibilidades de atuação para o médico.

"Hoje temos muitos médicos empreendedores, montando empresas e startups. Além do médico ‘tradicional’ de consultório ou hospital há muitas outras formas de atuação: gestão em hospitais e empresas de saúde; gestão pública; pesquisa, ensino; indústria farmacêutica; órgãos de governo, entre outros. É importante que as faculdades formem o médico que será necessário para daqui a 10, 20 anos."

 

Para quem pretende atuar como dentista, a atividade pode ir além do consultório.

"O SUS emprega muitos dentistas que atuam na assistência primária no programa da Saúde da Família. Além disso, o dentista faz parte de muitas equipes multidisciplinares de hospitais (odontologia hospitalar), de clubes de esporte (odontologia esportiva), de academias militares (carreira militar) entre outros. O dentista também atua nas instituições de ensino superior quando escolhe a carreira acadêmica", completa a Dra. Fabiana.

 

 

 

Sobre a São Leopoldo Mandic

 

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 12 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Além de laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, o HUB de Inovação e o Barco da Saúde. O corpo docente é formado por doutores e pós-doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras nove unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br ; facebook.com/ saoleopoldomandic .

 

COMENTÁRIOS