MENU
SP entra na fase vermelha para conter covid; veja o que abre e fecha
27/12/2020 01:00 em Notícias

 

 

Na ultima sexta-feira, 25, dia de Natal, o estado de SP retrocedeu inteiro à fase vermelha na tentativa de conter o avanço da covid-19.

A fase vermelha é a medida mais restritiva do plano de contenção do governo de João Doria (PSDB), e vale do dia de natal ate este domingo, 27 de dezembro, e também a partir do feriado do ano novo, nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro de 2021.

Senior man with disposable medical mask shopping in supermarketPor conta da medida, apenas estabelecimentos que ofereçam serviços essenciais poderão funcionar nessa etapa. Com isso, comércio e serviços em geral serão afetados.

A reclassificação foi anunciada pelas autoridades após aumento no número de casos e de óbitos pela Covid-19 nas últimas semanas no estado. Um dia depois, na quarta-feira, o governador João Doria viajou para Miami, nos EUA e, horas depois de ter chegado no país norte-americano, anunciou que voltaria ao Brasil após seu vice ser diagnosticado com covid-19.

 

Publicidade

 

Ao regressar, o governador pediu desculpa à população paulista. “Eu já estou de volta a São Paulo. Mas antes de explicar a você as razões da minha viagem e do meu retorno, quero transmitir aqui as minhas desculpas. Desculpas àqueles que imaginaram que eu estava aqui deixando a cidade ou o Estado de São Paulo, depois de medidas restritivas, para desfrutar uma vida confortável com menos restrições em Miami”, disse Doria em vídeo divulgado nas redes sociais.

Veja abaixo o que abre e o que não abre em SP na fase vermelha:

Podem funcionar nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro:

Hospitais

Clínicas de saúde

Farmácias;

Mercados;

Padarias;

Açougues;

Postos de combustíveis;

Lavanderias;

Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô;

Transportadoras, oficinas de veículos

Atividades religiosas

Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.

Bancos

Pet shops

Não abrem hoje, 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro:

Shoppings;

Lojas;

Concessionárias;

Escritórios;

Bares, restaurantes e lanchonetes (exceto para delivery);

Academias;

Salões de beleza e barbearias;

Cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais.

COMENTÁRIOS