MENU
Parense criava gato há sete mese, e descobre que é uma jaguatirica
29/01/2021 11:39 em Notícias

A jaguatirica foi encaminhada para o Batalhão de Polícia Ambiental da região.

 

Com informações da IstoÉ

Uma moradora do município de Baião, no nordeste paraense, acionou a Polícia Militar após perceber que o "gato" que estava criando em casa, há pelo menos sete meses, era na verdade uma jaguatirica, também conhecida pelo nome popular de "gato do mato". As informações são da Istoé.

O animal silvestre foi resgatado no sítio onde a mulher mora, de acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da cidade. 

Durante o resgate, agentes constataram que o animal não apresentava nenhuma lesão aparente superficial e encontra-se em boas condições físicas. A jaguatirica foi encaminhada para o Batalhão de Polícia Ambiental.

O animal ficará no local até ser encaminhado para um órgão competente pela gestão da fauna silvestre ou instituições legalmente habilitadas para receber o animal.

JAGUATIRICA

A Jaguatirica, ou gato do mato, é considerado como o terceiro maior mamífero das américas atrás da onça pintada e do puma.

O habitat natural da jaguatirica compreende savanas, cerrado, pantanal, caatinga, mangues, florestas tropicais e subtropicais.

Pertence à família dos felinos, seu nome científico é Leopardus pardalis. Possui hábitos noturnos para se deslocar e caçar e dorme durante o dia. Territorialista, costuma demarcar seu território com urina e fezes.

Diferente de um gato normal, quando adulta, a jaguatirica mede entre 90 centímetros e 1,35 m (incluindo a cauda) e em média pesam entre 7 kg e 16 kg.

COMENTÁRIOS