MENU
Continuam buscas por avião monomotor que desapareceu no oeste do Pará
01/02/2021 07:59 em Notícias

Aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) já sobrevoou área de mais de 3 mil km² durante 22 horas de voo na região

Continuam as buscas pelo avião monomotor que desapareceu após decolar do município de Alenquer e seguir com destino ao garimpo Califórnia, em Itaituba, no oeste paraense. Desde a última sexta-feira (29), uma aeronave SC-105 Amazonas SAR segue sobrevoando o possível trajeto feito pela aeronave de pequeno porte.

As informações foram repassadas pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da Força Aérea Brasileira.

Segundo o Centro, responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, desde que houve a notificação do desaparecimento da aeronave de prefixo PT-IRJ, mais de 3 mil km² foram sobrevoados por uma aeronave SC-105 Amazonas SAR na região, totalizando 22 horas de voo.

"Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, o Centro de Coordenação realiza, desde a notificação do desaparecimento, o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis", diz ainda um trecho do comunicado, que ressalta que a procura tem "seguido os padrões internacionais de busca".Até o momento, não foram encontrados vestígios da aeronave desaparecida.

Sobre o caso

Um avião monomotor, de prefixo PT-IRJ, desapareceu na última quinta-feira (28), após decolar do município de Alenquer e seguir com destino a Itaituba, no sudoeste do Pará.

O avião estava sob comando do piloto Antônio Sena, conhecido entre os amigos como "Toninho Sena".

A bordo também estaria pelo menos uma pessoa, o proprietário da aeronave, registrada em nome de Edwaldo Cesar Caldeira da Silva.

Outra aeronave, que decolou pouco tempo depois, chegou ao garimpo primeiro que a equipe de Sena, para surpresa do piloto vizinho, que acionou outros colegas sobre o desaparecimento.

O liberal

COMENTÁRIOS