MENU
Mais Comentado do Twitter: Eletrobras: Senado inicia debate sobre privatização
02/06/2021 12:58 em Notícias

A Eletrobras é uma sociedade mista e de capital aberto vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A empresa é responsável por mais de 30% da energia gerada no Brasil e tem mais de 58 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que corresponde a 57% do total nacional. As informações são do Senado.

E a partir desta quarta-feira (2), o Senado realiza sessão remota para discutir a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras (MP 1.031/2021).

A medida prevê a emissão de novas ações da Eletrobras, para serem vendidas no mercado sem a participação do governo. Com a emissão e venda das novas ações, a participação do governo - que atualmente possui 51,82% das ações ordinárias - seria reduzida.

A Eletrobras tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas, sendo 48 hidrelétricas, duas termonucleares e dezenas de outras fontes, como gás natural, eólicas ou a carvão e óleo.

Vários parlamentares já manifestaram, na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), preocupação com a possível privatização da Eletrobras. Segundo eles, a medida pode provocar aumentos nas tarifas de energia e a perda do controle de ativos estratégicos para a soberania do país.

A #vaifaltarluz também foi parara nos assuntos mais comentados do Twitter, com internautas demonstrando preocupação, assim como vários parlamentares, e pedindo a não privatização da Eletrobras. Confira.

 

 
Lúcio Pottmaier
 
@Pottmaier
Privatizar a Eletrobras penaliza ainda mais o povo brasileiro neste momento de crise sanitária e econômica. Vamos resistir ao caos! #SePrivatizarAEletrobras #VaiFaltarLuz @SalveaEnergia @rpsenador @SenadoFederal @darioberger

 

 

COMENTÁRIOS