Vale alcança maior produção de minério de ferro desde 2018 e registra desempenho positivo no 3º trimestre de 2025
Written by Henrique Gonzaga on 28 de outubro de 2025
Vale alcança maior produção de minério de ferro desde 2018 e registra desempenho positivo no 3º trimestre de 2025
Maior produção da Vale desde 2018
A Vale (VALE3) divulgou na terça-feira (21/10) seu Relatório de Produção e Vendas do terceiro trimestre de 2025, destacando a maior produção de minério de ferro desde 2018, além de melhor desempenho de preços em seu portfólio de produtos. A mineradora afirmou que está no caminho para atingir a faixa superior da meta anual em seus três principais negócios.
Produção e vendas
A produção de minério de ferro alcançou 94,4 milhões de toneladas (Mt), alta de 3,4 Mt em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado pelo novo recorte trimestral do S11D e pelo avanço do ramp-up de projetos estratégicos da Vale.
As vendas somaram 86 Mt, com crescimento de 5%, refletindo melhor realização de preços, incluindo prêmios mais altos para finos de minério de ferro (US$ 1,8/tonelada). Por outro lado, a produção de pelotas registrou queda de 23% na comparação anual, totalizando 8 Mt.
Além disso, a produção de cobre também apresentou crescimento, com destaque para Salobo e aumento de 6% no trimestre, beneficiada por maiores volumes de concentrado de Voisey’s Bay e Sudbury. A mineradora ainda iniciou a operação do 2º forno, adicionando 15 ktpa à capacidade produtiva.
Sistema Norte e Sudeste
No Sistema Norte, embora tenha havido uma queda de produção em Serra Norte (1,5 Mt a menos na comparação anual), essa perda foi compensada pelo desempenho do S11D, que, por sua vez, registrou sua maior produção para um terceiro trimestre, com 23,6 Mt, impulsionada por melhorias operacionais e maior confiabilidade dos ativos.
Segundo o relatório, “o aumento do S11D compensou a produção menor, porém esperada, em Serra Norte, parcialmente mitigada pelos efeitos positivos do ajuste no portfólio de produtos”, afirmou a Vale.
No Sistema Sudeste, a produção aumentou 1,1 Mt em relação ao ano anterior, sobretudo devido à Mina de Brucutu e ao projeto Capanema. Além disso, em Brucutu, o crescimento se deu a partir da quarta linha de processamento e também pelo ramp-up do projeto de Capanema.
Estratégia e eficiência
Dessa forma, com os resultados do S11D, a Vale reforça sua estratégia de otimizar a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, manter a estabilidade produtiva, mesmo diante de ajustes regionais e desafios logísticos na cadeia mineral de Carajás.
Além disso, o desempenho robusto da mineradora no terceiro trimestre consolida a expectativa de alcançar a faixa superior da meta anual e, consequentemente, demonstra o impacto positivo de investimentos em tecnologia, manutenção e planejamento estratégico em suas operações.
ㅤ
Fonte: Portal Canaã / InfoMoney
ㅤ
