Faixa Atual

Título

Artista

Lula passa por novo procedimento para interromper hemorragia na cabeça.

Escrito por em 12 de dezembro de 2024

Lula passa por novo procedimento para interromper hemorragia na cabeça.

Foto: Lula com cicatriz na cabeça após sofrer um acidente doméstico — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo


Embolização de Artéria Meníngea

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi sujeito a um novo procedimento na manhã desta quinta-feira (12) para evitar um novo sangramento na cabeça.

“O procedimento terminou a pouco tempo, e com muito sucesso conseguimos embolizar a artéria.  O presidente encontra-se são e consciente”, declarou o médico Roberto Kalil, após o procedimento, que começou por volta das 7h10, 7h15 e durou menos de uma hora. Às 10h, a equipe médica concederá uma entrevista em coletiva de imprensa.

Os médicos não consideram essa técnica como uma cirurgia, mas um “procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)”. Esse procedimento não afetará a previsão de alta da UTI, que está prevista para esta quinta-feira. A intervenção é parte do protocolo pós-cirúrgico.

O presidente, de 79 anos, passou por uma cirurgia de emergência na madrugada da última terça-feira (10) para drenar o hematoma na cabeça, ainda resultado da queda que sofreu no banheiro de sua casa em outubro.

O médico Roberto Kalil, afirmou quarta-feira que o novo procedimento havia sendo discutido pela equipe. Tratando-se de uma intervenção de baixo risco e simples, afirmou Kalil: “Já estava sendo discutido como complemento. Esse tipo de embolização é como uma espécie de cateterismo. Ele vai embolizar a artéria meníngea porque, quando você drena o hematoma, existe uma pequena chance de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento.”

O médico também afirmou que o procedimento visa evitar um novo sangramento. Ele explicou que, embora a chance de sangramento fosse pequena após a drenagem, o novo procedimento reduziu ainda mais o risco. A evolução favorável permitiu a realização do procedimento, que, embora delicado, teve um bom resultado, deixando o estado geral do presidente em ótimas condições. Logo após a cirurgia realizada na terça-feira, os médicos afirmaram que Lula não ficará com sequelas e que suas funções neurológicas estão preservadas. A equipe médica prevê que o presidente retorne a Brasília no começo da próxima semana. Por ordem médica, Lula está proibido de receber visitas no hospital até estar completamente recuperado.

Sobre a Queda

O presidente foi internado às pressas no fim da noite de segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, após passar o dia com dor de cabeça.

Lula atingiu a região da nuca, porém o hematoma surgiu no lobo frontal e no lobo parietal. O lobo frontal está localizado diretamente acima da testa, e o parietal, atrás do frontal.
Os médicos explicam que o sangramento ocorre devido ao “solavanco” do cérebro na colisão. Além disso, o neurocirurgião Marcos Stavale explicou que, ao bater a cabeça e movimentá-la para frente e para trás, o sangramento não ocorre no local do impacto. Pelo contrário, é provocado pelo deslocamento do cérebro dentro do crânio devido ao movimento brusco.

Enquanto isso, o lobo frontal atua como o centro de controle, gerenciando os movimentos voluntários do corpo, a linguagem e as habilidades cognitivas. Por outro lado, o lobo parietal integra informações sensoriais, como toque, temperatura e dor.

Fonte: G1


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista