Current track

Title

Artist

Prefeitura de Parauapebas abre 1.830 vagas para PSS; cartório orienta sobre documentos necessários

Written by on 19 de setembro de 2025

Prefeitura de Parauapebas abre 1.830 vagas para PSS; cartório orienta sobre documentos necessários

Prefeitura de Parauapebas abre 1.830 vagas para PSS; cartório orienta sobre documentos necessários

Cartóriodo do 1º Ofício de Parauapebas, Emílio Augusto de Moraes Gallo | FOTO: Laércio de Castro


Prefeitura de Parauapebas Abre 1.830 Vagas Para o PSS

A Prefeitura Municipal de Parauapebas publicou, no Diário Oficial nº 1118 desta quinta-feira (18), o Edital nº 001/2025 do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que oferece 1.830 vagas temporárias para profissionais de nível elementar e auxiliar. A medida, amparada pela Lei Municipal nº 4.249/2002, visa atender às demandas da administração em diversas áreas.

As oportunidades estão distribuídas entre a zona urbana e a zona rural, sendo que o candidato deverá escolher a localidade em que deseja concorrer no momento da inscrição. O processo seletivo oferece vagas imediatas e também formação de cadastro de reserva, permitindo convocações conforme a necessidade da Prefeitura e a disponibilidade orçamentária.

Os candidatos deverão, portanto, se inscrever exclusivamente online, entre os dias 22 e 25 de setembro, até às 23h59, no site oficial da Prefeitura. Além disso, no momento da inscrição, eles devem preencher o formulário eletrônico e, em seguida, anexar toda a documentação exigida, a qual será utilizada pela comissão na análise curricular e nas demais fases do certame.

O PSS contempla funções como auxiliar de serviços gerais, merendeiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas pesadas, vigia, auxiliar de manutenção e reparo, entre outras, distribuídas conforme as demandas da Prefeitura.

Superlotação nos Cartórios

A equipe de reportagem acompanhou a movimentação no Cartório Emílio Galo, localizado na Rua 8, esquina com a Rua D, no bairro Cidade Nova. Conforme a tradição em processos seletivos municipais, a procura por serviços cartorários aumenta significativamente, gerando superlotação.

Para orientar a população, o advogado do cartório, Bruno Araújo, explicou que o edital do PSS deste ano trouxe mudanças importantes que reduzem a necessidade de autenticação de documentos.

“O edital veio muito claro no sentido de desafogar os serviços do cartório, eliminando a necessidade de autenticação e reconhecimento de firmas para históricos escolares, diplomas e certificados de conclusão de cursos”, afirmou.

Documentos Para Reconhecer no Cartório

De acordo com Bruno, a única documentação que exige reconhecimento de firma é a comprovação do tempo de serviço na função a que o candidato concorre. Portanto, os candidatos devem apresentar atestado ou certidão de tempo de serviço com assinatura reconhecida em cartório. Além disso, a declaração de residência precisa ser autenticada apenas quando não estiver em seu nome ou no nome de seus responsáveis legais.

“Portanto, a maioria dos documentos enviados para o cartório não precisa de autenticação, o que ajuda a evitar superlotação e agiliza o atendimento para quem realmente necessita do serviço”, reforçou o advogado.

Orientações aos candidatos

Logo, Bruno Araújo aconselha os candidatos a lerem o edital com atenção e evitarem idas desnecessárias ao cartório.

“Verifiquem se a documentação já está devidamente em nome do candidato ou de seus responsáveis. Somente documentos específicos, como a comprovação de tempo de serviço ou declaração de residência, precisam de reconhecimento de firma”, explicou.

Além disso, a reportagem da Unidade Móvel acompanhou as orientações e, consequentemente, reforça a importância de que os candidatos sigam atentamente as instruções do edital, garantindo assim que o processo seletivo ocorra de forma organizada e sem transtornos.

Funções e pré-requisitos

O edital contempla cargos como auxiliar de serviços gerais, merendeiro, cozinheiro, motorista, operador de máquinas pesadas, vigia, auxiliar de manutenção e reparos, entre outros. Salários, carga horária, atribuições e pré-requisitos estão detalhados nos anexos do edital.

Cronograma do PSS

  • Inscrição: 22 a 25/09/2025

  • Análise documental e curricular: 26/09 a 15/10/2025

  • Resultado preliminar: 17/10/2025

  • Período de recursos: 20 e 21/10/2025

  • Resultado definitivo: 27/10/2025

  • Divulgação e homologação final: 29/10/2025

Além disso, a coordenação do processo ficará a cargo da Comissão Organizadora instituída pela Portaria nº 533/2025, que contará com comissões examinadora e de análise de recursos, garantindo lisura e transparência.

Ademais, a Prefeitura publicará todos os atos oficiais no Diário Oficial Eletrônico de Parauapebas (E-DOMP) e em seu site, de modo que os candidatos devem acompanhar cada etapa do processo.

Consulte o Edital Através desse Lnk: https://diario.parauapebas.pa.gov.br/

FONTE: Arara Azul FM / ASCOM PMP 2025

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist