Current track

Title

Artist

Câmara de Parauapebas apresenta relatório da primeira fase da CPI da Mineração

Written by on 23 de outubro de 2025

Câmara de Parauapebas apresenta relatório da primeira fase da CPI da Mineração

Câmara de Parauapebas apresenta relatório da primeira fase da CPI da Mineração

FOTO: Divuglação / AscomLeg 2025

CPI da Câmara investiga compensações minerais e inicia próxima fase socioambiental

Na tarde de quarta-feira (22/10), a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) realizou uma coletiva de imprensa com os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Mineração (CPI) para apresentar o relatório da primeira fase dos trabalhos e detalhar os próximos passos da investigação.

Estiveram presentes os vereadores Alex Ohana (presidente da CPI), Michel Carteiro (relator), Érica Ribeiro, Sadisvan Pereira, Tito do MST e Leandro do Chiquito, que acompanha os trabalhos da comissão.

Prorrogação da CPI e foco inicial

Nesse sentido, na sessão ordinária de terça-feira (21), o plenário da Câmara aprovou a prorrogação das atividades da CPI por mais 180 dias, devido à complexidade das informações levantadas e das negociações em curso com a mineradora Vale S.A., principal empresa do setor atuante no município.

O vereador Alex Ohana destacou que, apesar de os trabalhos terem iniciado com a Vale, o objetivo da comissão é ampliar as investigações para todas as empresas de mineração que atuam em Parauapebas, incluindo a Ligga e outras.

“A CPI não é da Vale. Ela é da mineração. Estamos analisando o cálculo da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), que envolve parâmetros como preços externos e pelotização”, explicou.

Valores em discussão

De acordo com o relatório apresentado, a Vale deve ao município cerca de R$ 489 milhões referentes ao período de 2013 a março de 2017. Logo, as negociações em andamento podem resultar no reembolso de aproximadamente R$ 200 milhões aos cofres municipais.

Além disso, o relator da CPI, Michel Carteiro, informou que uma nova reunião está agendada para o dia 6 de novembro, em Brasília, com o vice-diretor jurídico da Vale, a fim de avançar nas tratativas.

“Estamos em busca de um acordo que beneficie o município. Assim que concluirmos a parte fiscal, vamos avançar para as questões sociais e ambientais”, destacou Alex Ohana.

Estrutura da investigação

A CPI da Mineração está organizada em três eixos de investigação:

  1. Cálculo da CFEM e arrecadação de recursos

  2. Impactos socioambientais decorrentes da mineração

  3. Impactos sociais e econômicos sobre as comunidades locais

Entre os temas que serão abordados na segunda fase da investigação, destacam-se, primeiramente, as rachaduras em imóveis e vias causadas por explosões; além disso, será analisada a poeira gerada pela atividade mineradora e, por fim, a logística de transporte de minério.

Relatório da 1ª fase

Durante a coletiva, a CPI entregou oficialmente o Relatório da 1ª Fase, o qual reúne, além das atas das reuniões, documentos oficiais, bem como levantamentos sobre processos judiciais movidos pelo município contra a Vale e ainda protocolos junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em seguida, o documento será encaminhado à Mesa Diretora e às Comissões Permanentes da Câmara, servindo assim de base para as tratativas do Poder Executivo com a mineradora.

“Nosso compromisso é com a verdade e com o interesse público. Queremos resultados claros e medidas que tragam retorno direto à população, seja em forma de recursos ou de obras estruturantes”, concluiu Alex Ohana.

Sobre a CPI da Mineração

  • Instaurada por: Requerimento nº 090/2025 e Ato da Presidência nº 014/2025, de 13 de maio de 2025

  • Presidente: Vereador Alex Ohana

  • Relator: Vereador Michel Carteiro

  • Membros: Vereadores Sadisvan Pereira, Érica Ribeiro e Tito do MST

  • Prazo prorrogado: 21/10/2025, por mais 180 dias

Sendo assim, na primeira fase, a CPI concentrou-se na análise do transporte do minério de ferro até os portos de exportação, um fator que, por sua vez, influencia diretamente os cálculos da CFEM.

Já na segunda fase, a comissão ampliará a investigação para os impactos ambientais e sociais, reforçando assim o compromisso com a transparência, a justiça fiscal e o benefício à população.

Fonte: Câmara Municipal de Parauapebas

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist