Operação ”Carajás V” Desmantela Garimpos Ilegais na APA do Igarapé Gelado e Floresta Nacional do Itacaiúnas
Written by Henrique Gonzaga on 27 de outubro de 2025
Operação “Carajás V” Desmantela Garimpos Ilegais na APA do Igarapé Gelado e Floresta Nacional do Itacaiúnas
Operação, Ação e Objetivo
Entre os dias 23 e 25 de outubro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Polícia Militar do Pará, deflagrou a Operação Carajás V nos municípios de Parauapebas e Marabá, no sudeste do Pará.
A ação ocorreu no interior das Unidades de Conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e Floresta Nacional do Itacaiúnas, com o objetivo de combater e impedir a expansão de garimpos ilegais de ouro, que avançavam às margens do Rio Azul e do Rio Aquiri, importantes afluentes da bacia hidrográfica do Itacaiúnas, na comunidade conhecida como Vila Sansão.
Incursão e Localização dos Garimpos
Durante a operação, equipes federais e estaduais realizaram incursões no interior da floresta e, consequentemente, localizaram diversos acampamentos e maquinários utilizados na extração ilegal de minério.
Além disso, a região vinha sofrendo degradação ambiental alarmante, com rios altamente contaminados por mercúrio e a floresta sendo devastada pelo uso de maquinários pesados, além da construção de acessos às áreas de extração.
Prisões e Prejuízos aos Garimpeiros
Apesar da evasão de parte dos garimpeiros para a densa vegetação, no entanto, três suspeitos foram detidos pelos crimes ambientais. Além disso, a operação destruiu três escavadeiras hidráulicas (PCs), treze motores estacionários, 15 acampamentos, duas armas de fogo, três equipamentos Starlink, três geradores, uma motosserra e 11 mil litros de óleo diesel, resultando assim em prejuízos estimados em R$ 2,5 milhões aos envolvidos.
Continuidade das Investigações
O ICMBio e outras instituições ambientais federais continuam, portanto, investigando para identificar e responsabilizar os financiadores dos garimpos ilegais na APA do Igarapé Gelado e na Floresta Nacional do Itacaiúnas, além de reforçar o compromisso com a proteção das Unidades de Conservação e a preservação do meio ambiente.
Sobre o ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é, portanto, uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo responsável pela gestão das Unidades de Conservação federais.
Além disso, seu principal objetivo é promover a conservação da biodiversidade, garantir o uso sustentável dos recursos naturais e fomentar a valorização das populações tradicionais.
ㅤ
