Vale e Cubo Itaú firmam parceria para impulsionar inovação.
Written by Henrique Gonzaga on 8 de abril de 2025
Vale e Cubo Itaú firmam parceria para impulsionar inovação.
Parceria Estratégica com o Cubo Itaú
A Vale anunciou uma nova parceria com o Cubo Itaú, hub de inovação do Itaú Unibanco, com foco na seleção de startups que desenvolvam soluções para desafios da mineração. Com isso, a iniciativa integra a estratégia da companhia de promover mais segurança, eficiência e sustentabilidade nas operações.
Foco em Desafios Tecnológicos
Portanto, durante o lançamento da colaboração, executivos da Vale apresentaram às startups os principais desafios do setor. Nesse contexto, incentivaram o desenvolvimento de soluções voltadas para automação, eficiência energética e reciclagem.
Inovação como Motor da Transformação
Para Rafael Bittar, vice-presidente executivo técnico da mineradora, a inovação é um pilar essencial para o futuro da mineração. “Ao nos conectarmos com o ecossistema de startups do Cubo Itaú e com tecnologias emergentes, podemos acelerar projetos que contribuam para operações mais sustentáveis e com impactos positivos nas comunidades onde atuamos”, destacou.
Fortalecimento da Relação com o Ecossistema
Além disso, a nova parceria reforça o relacionamento iniciado em 2023, quando o Fundo Vale; braço socioambiental da empresa passou a integrar o Cubo Itaú. Enquanto a Vale propõe desafios de negócios, o Fundo Vale atua como catalisador de pautas ambientais, especialmente ligadas a florestas e clima. Como reconhecimento, essa atuação foi destacada recentemente com uma menção honrosa concedida pelo Cubo.
Investimento em Inovação Aberta
Nesse sentido, ao longo do tempo, a Vale já estabeleceu parcerias com mais de 70 startups. Além do mais, em 2022, a empresa lançou o Vale Ventures, um fundo de corporate venture capital com capital comprometido de US$ 100 milhões, com o objetivo de investir em tecnologias sustentáveis voltadas para a mineração.
Rede Colaborativa de Inovação
Por fim, além das parcerias externas, a mineradora mantém uma ampla rede de colaboração com universidades, centros de inovação e, internamente, opera 12 hubs dedicados à captação de ideias, bem como ao enfrentamento de desafios operacionais.
Fonte: Revista Mineração