Current track

Title

Artist

Em Parauapebas, operação “Pirâmide na Areia” desestrutura esquema financeiro de grandes proporções.

Written by on 14 de abril de 2025

Em Parauapebas, operação “Pirâmide na Areia” desestrutura esquema financeiro de grandes proporções.

Rafael Silva Pereira, se apresentou voluntariamente à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas. | Foto: Reprodução


Operação Pirâmide na Areia Desmantela Esquema de Pirâmide Financeira em Parauapebas

A Polícia Civil de Parauapebas, sob a coordenação do delegado Gabriel Henrique, deflagrou na sexta-feira (11/04) a Operação “Pirâmide na Areia”, desmantelando um esquema sofisticado de pirâmide financeira conhecido como “Governo do Rafa”. O esquema prometia retorno financeiro dobrado sobre o valor investido, uma característica comum em esquemas fraudulentos.

Esquema Atraía Milhares de Pessoas e Gerou Grandes Prejuízos

“De acordo com o delegado Gabriel, a organização criminosa atraía vítimas com promessas de lucros elevados, dependendo da entrada constante de novos investidores para pagar os antigos. Nesse sentido, ele explicou: “Quando esse ciclo se rompe, vem o colapso, como aconteceu nesse caso”.

Além disso, o esquema atraiu cerca de 5 mil pessoas, gerando prejuízos financeiros que ainda estão sendo apurados. Por fim, parte dos investigados já havia deixado a cidade antes da operação, o que, segundo a polícia, reforça a suspeita de má-fé e tentativa de fuga após o colapso financeiro.

Prisões Realizadas Durante a Operação

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva. Em Parauapebas, foi presa Gleice Martins Feitosa, conhecida como ‘Manga Rosa’, figura popular no meio político local por ter sido candidata a vereadora. Além disso, em Eldorado do Carajás, João Paulo da Silva também foi preso. Posteriormente, ‘Manga Rosa’ foi ouvida pelas autoridades na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas e, após o exame de corpo de delito, foi presa à disposição da Justiça.

Investigações e Bloqueio de Valores

A equipe de investigação, segundo o delegado Gabriel, já bloqueou valores vinculados a uma das empresas do grupo criminoso e, além disso, continua com os trabalhos. Nesse momento, o objetivo principal é seguir o rastro do dinheiro para tentar devolvê-lo às vítimas. Por esse motivo, a Polícia Civil solicita que todos os lesados pelo esquema do ‘Governo do Rafa’ se dirijam à Delegacia de Parauapebas ou realizem a denúncia via Delegacia Virtual. “Quanto mais informações tivermos, maiores as chances de responsabilizar todos os envolvidos e recuperar os prejuízos”, ressaltou o delegado.

Alerta à População

A Operação Pirâmide na Areia serve como um alerta para a população sobre os riscos de investimentos fáceis e sem garantias. A Polícia Civil segue investigando o paradeiro dos demais integrantes do grupo, que agora são considerados foragidos da Justiça.

Apresentação do Principal Investigado

Já no sábado (12), o principal investigado da operação, Rafael Silva Pereira, se apresentou voluntariamente à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas, acompanhado de advogado. As autoridades apontam Rafael como líder da organização criminosa e responsável pelo esquema milionário que lesou mais de 5 mil pessoas na região.

Prisão Preventiva e Fundamentação

Rafael teve a prisão preventiva decretada na sexta-feira (11), junto com outros oito investigados. A decisão judicial se baseou nos riscos de continuidade delitiva, possível coação de testemunhas, ocultação de provas e no elevado volume de recursos movimentados.

Declaração da Polícia Civil

Em entrevista, o delegado Gabriel Henrique comentou a apresentação de Rafael:

“Ele não conseguiria fugir por muito tempo, fizemos o cerco em todos os lugares que passou”, afirmou o delegado.

A Polícia Civil já havia prendido outros membros do grupo, incluindo Gleyce Martins Feitosa, namorada de Rafael, em Parauapebas, e João Paulo da Silva, em Eldorado do Carajás.

Operação Segue em Andamento

A operação continua em andamento, com o bloqueio de contas bancárias vinculadas aos envolvidos e rastreamento de ativos, com o objetivo de recuperar os valores e devolvê-los às vítimas. A Polícia Civil investiga o grupo por crimes contra a economia popular, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A Polícia Civil reforça o apelo para que as vítimas se apresentem na delegacia para registrar boletim de ocorrência, presencialmente ou pela Delegacia Virtual.

Espaço Aberto para Defesa

O Portal Pebinha de Açúcar também deixa espaço aberto para manifestações dos acusados, seus advogados ou familiares, em respeito ao princípio do contraditório e ampla defesa.

Defesa se pronuncia

O advogado Weverton Lima, responsável pela defesa de Rafael Silva Pereira, concedeu uma entrevista exclusiva à imprensa no final de semana. De acordo com ele, a família de Rafael entrou em contato logo após tomar conhecimento do mandado de prisão expedido contra o acusado e outras pessoas envolvidas no caso, conhecido popularmente como ‘Governo do Rafa'”.

Colaboração com a Justiça

Assim que recebeu a informação, Rafael procurou a Justiça e se colocou à disposição para colaborar com as investigações, segundo Lima.
“Prontamente conseguimos contato com ele. Rafael estava pronto para prestar todos os esclarecimentos e também para cumprir o mandado de prisão”, explicou o advogado.

Alegação de inocência

Rafael reafirmou às autoridades, durante depoimento, a versão que já havia apresentado anteriormente aos seus seguidores: ele afirma que um terceiro o lesou financeiramente.

“Ele relatou os detalhes de como tudo começou, como se deu a operação e informou que, após o colapso total e o bloqueio das contas bancárias, não teve mais condições de honrar com os compromissos, justamente por não ter acesso aos valores”, detalhou Lima.

Medidas da defesa

Atualmente, Rafael Silva segue preso preventivamente, mas sua defesa trabalha para tentar reverter a medida judicial.
“Agora ele está à disposição da Justiça. Nós, da defesa, vamos tomar as medidas necessárias para tentar reverter essa situação”, concluiu o advogado.

Fonte: Pebinha de Açucar


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist