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Morador do Bairro Ipiranga Denuncia Suposta Multa Irregular da SAAEP; em Parauapebas

Written by on 18 de junho de 2025

Morador do Bairro Ipiranga Denuncia Suposta Multa Irregular da SAAEP; em Parauapebas


Denúncia de Suposta Cobrança Irregular

Um morador do bairro Ipiranga, em Parauapebas, procurou a Rádio Arara Azul FM para denunciar uma cobrança aplicada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP). Léoson Marcelo recebeu uma multa de R$ 1.500, parcelada em 15 vezes de R$ 100, referente ao suposto consumo de água por meio de caminhão-pipa, devido à baixa frequência no fornecimento de água encanada à sua residência anos atrás.

Ausência de Contas e Ameaça de Corte

Ele afirma que a SAAEP jamais entregou talões de cobrança em sua residência, seja na época em que recebia água por caminhão-pipa, seja atualmente. A única abordagem foi uma ameaça de corte no fornecimento de água e de quebra da calçada.

Nesse sentido, Léoson mora no imóvel há cerca de um ano, após adquiri-lo de um amigo, e afirma nunca ter tido acesso contínuo à água encanada.

“Tinha rede encanada, mas a água nunca chegava à caixa. Era sempre o caminhão-pipa que abastecia”, contou em entrevista ao repórter Laércio de Castro, da Unidade Móvel, durante o programa Alerta 96.

Coação Para Pagamento

O morador afirma ter se sentido coagido a assinar o parcelamento da suposta dívida sob ameaça de corte no fornecimento, apesar de não receber água regularmente.

“Disseram que, se eu não assinasse, iam cortar a água e até quebrar minha calçada”, acrescentou.

Ação no Procon

Portanto, o caso foi levado ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Parauapebas. Desse modo, no órgão de defesa do consumidor, Léoson apresentou fotos que, segundo ele, comprovam que o abastecimento era feito exclusivamente por caminhão-pipa. O Procon informou que irá contatar o SAAEP para apurar a origem e a legalidade da cobrança.

Pedido de Regularização e Reclamações

Caso a cobrança se referisse ao período mais recente, em que o abastecimento ocorre dia sim, dia não, haveria compreensão por parte do morador. No entanto, o SAAEP emitiu a multa com base em um período em que não havia fornecimento regular de água encanada. Por isso, o morador contesta o valor e exige a anulação da cobrança, que considera injusta.

“Só quero que retirem essa multa. Eu não devo nada. Daqui pra frente, com a água chegando, tudo certo, a gente paga o talão direitinho”, disse. Apesar da regularização parcial do serviço, ele relata que ainda enfrenta períodos sem água, que podem durar até dois ou três dias (…) Já tivemos que buscar água na casa do vizinho, que tem um poço na esquina, para encher a caixa e dar conta das necessidades do dia a dia”, completou.

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