Semana dos Povos Indígenas: Aldeando a COP 30 será realizada em Belém, no Hangar.
Written by Henrique Gonzaga on 14 de abril de 2025
Semana dos Povos Indígenas: Aldeando a COP 30 será realizada em Belém, no Hangar.
Tema “Aldeando a COP 30” marca edição da Semana dos Povos Indígenas.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), realiza, nos dias 14, 15 e 16 de abril, a Semana dos Povos Indígenas: Aldeando a COP 30, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento deste ano, por sua vez, busca aprofundar os debates sobre a crise climática e, ao mesmo tempo, reforçar a necessidade de ‘reflorestar as mentes’ da sociedade, promovendo consciência ambiental e respeito às culturas originárias.
Encontro entre culturas e resistência
A programação reúne cerca de 400 indígenas de diversas etnias do Pará, promovendo momentos de celebração, diálogo e reconhecimento das tradições, saberes e lutas dos povos originários. Além disso, a proposta também é alertar para a importância da proteção ambiental e das Terras Indígenas como eixo essencial no enfrentamento das mudanças climáticas.
Conscientização e protagonismo indígena
Para a secretária Puyr Tembé, da Sepi, a semana é uma oportunidade de promover reflexões profundas.
“O Pará é território indígena. A COP 30 será realizada aqui e os povos originários devem ter voz ativa nas decisões. Precisamos estar no centro das discussões climáticas, mostrando que a demarcação dos territórios indígenas é uma das principais estratégias contra a crise ambiental. A Semana também convida todos a reflorestar suas mentes, repensando valores e práticas diante da urgência climática”, destacou.
Serviços, seminários e geração de renda
A segunda edição do evento traz novidades, com ações voltadas à cidadania, saúde, educação, previdência e assistência social. Além disso, haverá emissão de documentos e atividades voltadas ao fortalecimento da cultura indígena, incluindo seminários sobre Educação Escolar Indígena, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), e as Caravanas Rumo à COP 30.
Um seminário especial também explicará o funcionamento e a importância da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), fortalecendo o preparo das lideranças indígenas. “Queremos garantir que estejam bem informados e aptos a participar efetivamente”, reforçou a secretária.
Arte, ancestralidade e música
Além dos debates e serviços, o evento contará, ainda, com feira de artesanato, apresentações culturais, danças tradicionais e desfile de moda indígena ancestral. Posteriormente, a programação encerra-se no dia 16 de abril com shows musicais no Palco dos Encantados, reunindo artistas paraenses.
Apoio institucional amplo
A Semana dos Povos Indígenas é organizada pela Sepi e conta, ainda, com o apoio da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa), do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Funai e de diversos órgãos estaduais. Nesse sentido, destacam-se a Sespa, Seac, DPE, Ceasa, Seduc, Semas, Seaster, Secom, Seap, entre outros. Além disso, a iniciativa também recebe suporte do Sebrae, da OAB-PA e das forças de segurança pública, fortalecendo a estrutura e o alcance do evento.
Fonte: Agência Pará