MENU
Paragominas, mais uma vez se destaca por ter política municipal de redução de desmatamento
22/08/2021 00:50 em Notícias

Pelo menos 87 ações práticas podem ser adotadas imediatamente Brasil afora, por prefeituras e sociedade, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa onde elas realmente acontecem: nos municípios. Uma nova plataforma lançada na sexta-feira (20/8) pelo Observatório do Clima traz uma lista de ações adequadas a cada setor emissor e a cada tamanho de cidade.

No setor de energia, por exemplo, foram mapeadas 39 medidas, divididas nos subsetores de transporte e energia elétrica. Uma delas é o estabelecimento de zonas prioritárias de adensamento populacional ao longo de eixos de transporte público, reduzindo emissões nos transportes, o principal responsável pela queima de combustíveis fósseis.

Não é preciso investimento adicional, já que os planos diretores são feitos com recursos da própria prefeitura, e há co-benefícios na saúde e para a economia das famílias e da cidade. Uma das metrópoles que já adota esse tipo de política é Belo Horizonte, que estabeleceu, em 2019, um novo plano diretor e, em 2015, um plano de desenvolvimento urbano orientado ao transporte coletivo ao longo de seu Anel Viário.

No setor de agropecuária, a maior parte das emissões vem do rebanho bovino, o que, somado ao desmatamento, dá ao município de São Félix do Xingu a liderança no ranking de emissões brutas, com 29,8 milhões de toneladas em 2018.

As soluções já existem e são inclusive financiadas pelo governo federal.

Uma das principais é a recuperação de pastagens degradadas, tecnologia integrante do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Entre as cidades que já implementam medidas de redução de emissões na criação de gado está Paragominas, no Pará, por meio do programa Pecuária Verde.

Em mudança de uso da terra, responsável pela maior parte das emissões brutas do Brasil e pela quase totalidade das emissões de alguns municípios da região Norte (os dez maiores emissores desse setor estão na Amazônia). Embora o controle e a fiscalização do desmatamento sejam de competência concorrente estadual e federal, os municípios podem atuar nessa área, promovendo desde arborização urbana até programas de pagamento por serviços ambientais.

Paragominas, no Pará, mais uma vez se destaca por ter uma política municipal de redução de desmatamento.

Fonte: Observatório do Clima

 

COMENTÁRIOS