MENU
Nível do rio Tocantins pode chegar a 13 metros até sexta
04/01/2022 23:13 em Notícias

Previsão é da Eletronorte que acompanha o comportamento do rio Tocantins por conta da Hidrelétrica de Tucuruí. Mais de 200 famílias já foram afetadas pela cheia em Marabá

A Defesa Civil em Marabá no sudeste paraense entregou nesta terça-feira (4) 80 abrigos, com capacidade de ampliação para mais 40, para atender cerca de 235 famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, os dois que banham o município. Outros cinco locais já dispõe de famílias que foram atingidas pelas cheias dos rios. Os abrigos foram construídos pela Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), na praça Paulo Marabá, entrada da Marabá Pioneira, ponto que não é atingido pelas águas.

Até ao meio dia desta terça-feira, o nível do rio Tocantins registrava 11,38 metros acima do leito normal, uma elevação de 20 centímetros nas últimas 18 horas. De acordo com a Defesa Civil, já somam mais de 200 famílias atendidas com transporte para abrigos ou casas de amigos e parentes.

A preocupação é ainda maior porque segundo o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, da Superintendência de Gestão de Operação do Sistema da Eletronorte, a previsão é que até a próxima sexta-feira (7), o nível do rio chegue a 13,25 metros. O nível de alerta é 10 metros.

Essa oscilação no período em que se começa a encher o rio tem pegado muitos de surpresa. Para se ter uma ideia, no ano passado o rio Tocantins só chegou ao nível de 10 metros no dia 1º de março de 2021, período em que as primeiras famílias começaram a ser atingidas. No final de fevereiro o nível do rio já estava elevado, mas não havia obrigado os moradores a saírem de suas casas.

Na manhã da segunda-feira (03), o prefeito de Maraba´Sebastião Miranda, decretou estado de emergência no município em razão das cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. A Seaspac, Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, iniciou o cadastramento das famílias atingidas para acolhimento com colchões, kits de higiene, distribuição de cestas básicas e atendimento médico.

COMENTÁRIOS