MENU
PESQUISA: Cientistas paraenses descobrem abelha evoluída
06/03/2017 09:22 em Notícias

Uma espécie de abelha, que vive no Pará, sofreu processo de seleção e ficou mais forte para proteger a colmeia. É o que mostra estudo feito por um grupo de pesquisadores que reúne a Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Johannes Gutenberg, de Mainz (Alemanha). A descoberta foi publicada em artigo na Nature Communications, revista científica entre as mais conceituadas do mundo. Esse desenvolvimento, inclusive, pode ajudar a desenvolver a tecnologia de utilização das abelhas nativas sem ferrão na polinização comercial agrícola no País.

Em consequência dos ataques praticados por abelhas ladras, a abelha nativa jataí (Tetragonisca angustula), a mais criada no Brasil, sofreu um processo evolutivo diferenciado, no qual parte dos indivíduos, denominadas de guardas ou soldados, desenvolve características físicas distintas, sendo mais robustas e de maior porte, para defender as colmeias. 

Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa, considera essa descoberta mais um degrau na conquista do conhecimento necessário para desenvolver a agricultura local. “Algumas culturas são 100% dependentes de abelhas, como o maracujá, por exemplo, em que, sem polinização, a produção de frutos é zero”, afirma.

 

(Diário do Pará)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!