MENU
Começa a Cúpula da Amazônia em Belém
08/08/2023 08:16 em Política

Chefes de Estado chegam à capital paraense para debater desmatamento, combate a crimes ambientais e financiamento externo

 

Após 14 anos sem ser realizada, uma das mais expressivas reuniões de chefes de Estado dos chamados países amazônicos, a Cúpula da Amazônia acontecerá nesta terça-feira (8) e até quarta-feira (9), no Hangar – Centro de Convenções, no bairro do Marco, em Belém. O evento começará às 9h, desta terça-feira, com a reunião dos chefes de Estado e de governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Belém, nesta segunda-feira (7), para liderar o encontro. À exceção do presidente do Equador, Guillermo Lasso, e do de Suriname, Chan Santokhi, que enviaram representantes, todos os demais presidentes dos países que têm parte da floresta em seus territórios confirmaram presença. São eles: Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela.

 

 

Os países citados integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), formando o único bloco socioambiental da América Latina, criado no ano de 1978. Além dos países da região, o governo brasileiro convidou mais sete nações.

 

Na lista de países convidados estão a República Democrática do Congo e República do Congo (África), Indonésia (Ásia) e São Vicente e Granadinas (Caribe). O presidente da COP 28, Sultan Al Jaber, já está em Belém. A COP 28 será em dezembro deste ano, nos Emirados Árabes. Também são esperados representantes da Noruega e Alemanha.

 

 

A OTCA já vem discutindo temas que devem compor a Declaração de Belém, como será chamado o comunicado final da Cúpula. Na pauta, há desde o debate sobre o desmatamento ilegal, passando pelo combate ao crime organizado no território amazônico às estratégias de produção sustentáveis.

 

De acordo com o governo federal, na quarta-feira, haverá um encontro expandido com países convidados e organismos internacionais (como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Banco dos Brics).

 

Presidente em Belém

O presidente Lula teve um dia intenso, nesta segunda-feira (7). Pelo twitter, ele informou que se reuniu com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, sobre as expectativas para a Cúpula da Amazônia. “Também falamos da cooperação dos países da região para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirmou.

  

Veja a programação da Cúpula da Amazônia

 

Terça-feira (8) – Hangar Centro de Convenções

7h – As vias de acesso ao Hangar, local do evento serão bloqueadas às 7h, para a chegada das autoridades, e reabertas apenas após o início das reuniões

 

8h25 – Chegada das delegações

 

9h – Reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica

 

13h30 – Almoço dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica

 

15h – Debate Geral dos Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica

 

Local: Hangar Centro de Convenções, Auditório Central

 

Quarta-feira (9) – Hangar Centro de Convenções

7h – As vias de acesso ao local do evento serão bloqueadas às 7h, para a chegada das autoridades, e reabertas apenas após o início das reuniões

 

8h – Chegada das delegações

 

9h45 – Reunião dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica e convidados

 

11h10 – Debate Geral entre os países convidados

 

13h – Almoço dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica e convidados

 

13h30 – Declaração à Imprensa.

COMENTÁRIOS