A população precisa estar atenta aos riscos do uso de estruturas clandestinas | Alex Ribeiro/Agência Pará
Agência Pará
Terminais e portos não regulamentadas oferecem riscos à segurança dos passageiros durante a temporada de carnaval, adverte autoridade portuária
O Governo do Estado do Pará alerta a população que deseja viajar neste feriado de Carnaval a não fazer uso de terminais hidroviários clandestinos. Os espaços sem fiscalização e autorização para o funcionamento são suscetíveis a sinistros que podem comprometer a vida dos passageiros.
Conforme o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Márcio Tavares, responsável pela administração do Terminal Hidroviário de Belém, localizado na avenida Marechal Hermes, bairro do Umarizal, a população precisa estar atenta aos riscos do uso de estruturas clandestinas.
“O Terminal Hidroviário de Belém possui estrutura adequada para receber os passageiros, com acessibilidade garantida para aqueles que são portadores de necessidades especiais. Recomendamos que a população não use terminais clandestinos com estrutura precária, sem fiscalização de órgãos como a Arcon”, disse.
O equipamento público também foi homologado pela Antac (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) para receber diversos tipos de embarcações com estruturas dotadas de um ponto de atracagem, que permite a movimentação de pessoas e cargas, como granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral, contêineres, entre outros.
O espaço também recebe a vistoria da Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado) e previne a ação de contrabandistas. No espaço, a população encontra ambiente refrigerado, lanchonetes, banheiros, monitoramento por câmeras e agentes de segurança, além de sete linhas com embarcações equipadas e aprovadas nas ações de fiscalização feitas pela Capitania dos Portos do Pará.