MENU
ALERTA: Governo mostra riscos em terminais hidroviários clandestinos
10/02/2024 07:49 em Notícias

A população precisa estar atenta aos riscos do uso de estruturas clandestinas | Alex Ribeiro/Agência Pará

Agência Pará

Terminais e portos não regulamentadas oferecem riscos à segurança dos passageiros durante a temporada de carnaval, adverte autoridade portuária

 

O Governo do Estado do Pará alerta a população que deseja viajar neste feriado de Carnaval a não fazer uso de terminais hidroviários clandestinos. Os espaços sem fiscalização e autorização para o funcionamento são suscetíveis a sinistros que podem comprometer a vida dos passageiros.

 

Conforme o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Márcio Tavares, responsável pela administração do Terminal Hidroviário de Belém, localizado na avenida Marechal Hermes, bairro do Umarizal, a população precisa estar atenta aos riscos do uso de estruturas clandestinas.

 

O Terminal Hidroviário de Belém possui estrutura adequada para receber os passageiros, com acessibilidade garantida para aqueles que são portadores de necessidades especiais. Recomendamos que a população não use terminais clandestinos com estrutura precária, sem fiscalização de órgãos como a Arcon”, disse.

 

O equipamento público também foi homologado pela Antac (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) para receber diversos tipos de embarcações com estruturas dotadas de um ponto de atracagem, que permite a movimentação de pessoas e cargas, como granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral, contêineres, entre outros.

 

O espaço também recebe a vistoria da Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços do Estado) e previne a ação de contrabandistas. No espaço, a população encontra ambiente refrigerado, lanchonetes, banheiros, monitoramento por câmeras e agentes de segurança, além de sete linhas com embarcações equipadas e aprovadas nas ações de fiscalização feitas pela Capitania dos Portos do Pará.

 

COMENTÁRIOS